EVENTOS–Jornalistas e pesquisadores discutiram as invasões em Manaus
O ConsCiência é um evento realizado mensalmente pelo Inpa e reúne jornalistas, estudantes de jornalismo e pesquisadores no auditório da biblioteca do Inpa Campus I, Av. André Araújo, n° 2.936, Aleixo. O evento aconteceu ontem à noite (21/07), com o tema "Crescimento urbano de Manaus, as ocupações de terras e o lado social do problema".
“Como jornalista, acredito que a gente não pode apoiar a invasão e a destruição de áreas, o que é diferente da ocupação que acontece, muitas vezes, logo após a invasão. Faz-se a invasão, destrói-se tudo e depois se começa a lotear para formar os bairros”. Segundo a mediadora do debate, Tatiana lima, jornalista do INPA, é importante frisar a contradição desses conceitos. “A gente entende tudo que está escrito como certo e vai engolindo as informações. Precisamos ter massa crítica para analisar tudo e perceber a contradição do discurso, das informações”, destacou a jornalista.
Esta edição do evento contou com a participação do pesquisador convidado, Reinaldo Costa, que realiza pesquisas em relação às áreas de risco em Manaus. Ele explicou a diferença dos termos “ocupação” e “invasão” e quando devem ser usados. “Invasão é em propriedade privada, onde você tenha propriedade, domínio e a posse. A ocupação é em terra pública”, disse. O jornalista convidado desta edição, Álvaro Corado, ressalta a importância do encontro e do papel de interlocutor do profissional de comunicação. “Esse evento ajuda a aproximar a sociedade da pesquisa. O tema é pertinente, pois a ocupação de terras é um grande problema em Manaus. A gente não pode deixar de lado”, afirma Corado.
O ConsCiência tem como finalidade debater temas ligados à produção e divulgação científicas.
SECTAM, com informações do INPA