Avanços em discussões estratégicas para a ciência marcam reunião da SBPC

Marcos legais em C,T&I, Código Florestal e o novo Plano Nacional de Educação foram alguns dos temas que marcaram os debates da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para  o Progresso da Ciência (SBPC), realizada desde a segunda-feira (11/07) até esta sexta-feira (15/07), na Universidade Federal de Goiás.

Segundo a presidenta da SBPC, Helena Nader, a reunião deste ano surtiu tanto efeito para impulsionar a produção científica quanto para a promoção de discussões e movimentações voltadas para as políticas públicas em C,T&I.

“Conseguimos nos aproximar de gestores para o debate de assuntos fundamentais para o avanço científico do País, como a mesa-redonda sobre os marcos legais e seguranças jurídicas, que são encabeçadas pelo Confap (Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa), Consecti (Conselho Nacional dos Secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação), Associação Brasileira de Ciência (ABC), Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia”, afirmou.

Siga a SECT no Twitter!

Em entrevista coletiva sobre o balanço geral do evento, Nader ressaltou o trabalho e empenho do grupo de trabalho montado em junho deste ano pelo Consecti e Confap para propor mudanças no marco regulatório, destacando a articulação do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do senado e deputado Federal Sibá Machado (PT-AC), da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, Nader relembrou as atividades realizadas na 61ª SBPC, em Manaus, enfatizando o sucesso dos trabalhos voltados para o despertar das crianças e jovens para a ciência, com ações específicas ocorridas na capital e no interior do Amazonas. Ela considera a SBPC, realizada no Amazonas, como modelo para as demais reuniões. A próxima edição do evento vai acontecer na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, mas ainda sem tema definido, segundo informou a titular da SBPC.

Na avaliação do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o evento representou uma grande experiência para a instituição que cada vez mais se consolida no centro-oeste brasileiro. “A reunião mostrou o nosso grau de maturidade, onde pudemos perceber o grande envolvimento dos pesquisadores da UFG nas redes de pesquisa do País, possibilitando estabelecer novas parcerias com grandes centros nacionais”, frisou.

O reitor reforçou ainda sobre dois pontos muito discutidos na 63ª Reunião da SBPC: a destinação de royalties do pré-sal para a ciência brasileira e a ampla divulgação da necessidade de novos marcos regulatórios do setor. “Se não desobstruirmos o caminho dos pesquisadores não será possível ampliar a ciência no País, pois os pesquisadores lidam constantemente com entraves seja para adquirirem reagentes seja para comprarem aparelhos importados”, disse.

Além disso, o reitor da UFG citou o amplo debate sobre o Plano Nacional da Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional desde o final do ano passado, com a pretensão de mobilizar a sociedade para melhorar o ensino no País, desde as creches até a pós-graduação. “A SBPC contribuiu muito para essas discussões porque pautou esses temas durante esta semana”, afirmou.

Números da 63ª Reunião

A presidenta da SBPC informou que ao todo foram 8.886 participantes de todos os estados brasileiros. Na programação sênior, foram 438 palestrantes, sendo 314 de outros Estados em 80 minicursos, 174 conferências, mesas-redondas, simpósios, encontros etc.

Na exposição de estandes (ExpoT&C), ao todo foram 135 instituições, 90 expositores em 6 mil metros quadrados de área. O estande do Governo do Amazonas esteve presente na ExpoT&C, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM), com um espaço de 72 metros quadrados, integrando instituições ligadas à educação, ciência, tecnologia e inovação, mostrando algumas ações estratégicas desenvolvidas no Estado.

Na programação voltada para alunos, a SBPC Jovem movimentou um público de 4,5 mil pessoas, envolvidas em 80 oficinas. Já a SBPC Cultural contou com mais de 70 atividades com a presença de 5 mil pessoas por dia.

Foto1: Presidenta da SBPC Helena Nader (Foto: Cristiane Barbosa)

Foto2: Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil (Foto: Cristiane Barbosa)

Foto3: Presidenta da FAPEAM, Olívia Simão, TItular da Sect-AM, Odenildo Sena
com equipe da UEA no estande do Amazonas (Foto: Carol Sena)

Fonte: Agência Fapeam, por Cristiane Barbosa