PARCERIAS – SBPC e AAAS discutem parcerias

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a American Association for Advancement of Science (AAAS) estudam firmar uma parceria para combater o analfabetismo científico. Essa cooperação entre as duas entidades tem sido discutida desde outubro do ano passado. Já foram realizados dois encontros entre as partes e terça-feira (12/07), o conselheiro sênior do centro de ciências da AAAS, Norman Neureiter realizou a conferência "The role and the scope of the AAAS", na 63ª Reunião Anual da SBPC. Essa foi a primeira vez que a AAAS participa do evento científico brasileiro.

Com 115 mil membros individuais, 262 sociedades afiliadas, publicação da revista semanal Science (com 1 milhão de leitores) e 163 anos de experiência desde sua fundação, a AAAS representa atualmente 10 milhões de cientistas e tem como missão o avanço da ciência, beneficiando a sociedade.

Siga a SECT no Twitter!

Na reunião da SBPC, Neureiter abordou as principais atividades desenvolvidas pela entidade, explicando seus objetivos estratégicos, suas relações políticas com o governo norte-americano, além do diálogo com sociedades científicas, associações, universidades e institutos de pesquisa. O conselheiro explicou que uma das linhas de ação da AAAS é a diplomacia científica, que visa melhorar as relações dos Estados Unidos com outros países, do ponto de vista científico e acadêmico. Entre seus objetivos, a AAAS busca estabelecer e fortalecer a cooperação internacional, assistindo tecnicamente países em desenvolvimento, além de promover a harmonização de normas de forma global e a ética para a ciência.

Em sua conferência, ele sinalizou a possibilidade de cooperação com o Brasil por meio do programa de bolsas de doutores, cientistas e engenheiros, que já tem mais de 30 anos de existência. Outro projeto de destaque é o 2061, iniciado em 1985, e que visa desenvolver materiais diversos para a educação científica, voltado para estudantes de 6 a 12 anos, por meio também de treinamento a professores. Para a SBPC, este é um programa que pode ser utilizado no Brasil, via cooperação técnica.

O AAAS também dispõe de um serviço de notícias global e online em ciências, medicina e tecnologia, o EurekAlert, por meio do qual as universidades, revistas especializadas, agências governamentais, corporações e organizações de pesquisa podem divulgar suas notícias à mídia e ao público em geral, servindo também como banco de dados para consulta. Para pesquisar, basta abrir o site do programa (www.eurekalert.org).

Fonte: Jornal da Ciência, por Renata Oliveira