EVENTOS – Softwares matemáticos são avaliados e apresentados na SBPC
A tecnologia sempre foi uma grande aliada do ser humano na dinamização de procedimentos que facilitem a vida da sociedade. A criação de softwares é um exemplo disso. Entretanto, quando esse software não apresenta resultados satisfatórios ao usuário, como ficamos?
Essa indagação possibilitou a um grupo de estudantes do Curso de Tecnologia e Desenvolvimento de Softwares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) iniciar uma verificação dos softwares desenvolvidos para o aprendizado da matemática. O resultado da pesquisa foi apresentado na seção de pôsteres da 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na tarde de terça-feira, 12 de julho, no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O projeto ‘Avaliação de softwares matemáticos utilizados no auxílio da aprendizagem’, orientado pelo professor Francisco Mendes, foi apresentado pela estudante do 1° período Francisca Laranjeiras Dantas. De acordo com a aluna, seis softwares foram avaliados durante a pesquisa: 7Math 1.0.17; AnalyticMath 1.1.4 ;FX Draw 3.0; GraphSight 2.0.2.1; PlotFuncao 1.12 e Roadkil’s Grafh 1.0.
“Resolvemos pesquisar para verificar quais desses softwares eram os mais indicados para os cálculos matemáticos. Fizemos, também, a comparação com os resultados dos livros, para avaliar os que apresentavam ou não erros de cálculo”, afirmou Dantas.
Outro objetivo do grupo de estudantes, formado pelos integrantes Angelo Rafael e Érica Soares, na avaliação é sugerir os softwares mais apropriados às escolas do ensino fundamento e médio, além de desenvolver a percepção dos jovens em relação ao aprendizado de matemática. “Utilizando alguns softwares interativos e com uma interface agradável, os alunos podem ficar mais estimulados durante as aulas”, disse a estudante.
Procedimentos apontaram software mais adequado
O procedimento da pesquisa foi simples. Inseriram-se expressões algébricas para verificar se os gráficos gerados pelos softwares estariam corretos. Alguns obtiveram resultados idênticos aos dos livros, estes estavam aprovados. Outros tiveram erros. Em seguida, partiu-se para verificar a interface dos mesmos, se eram atrativos ou não aos usuários.
“Os resultados apontaram que o AnalyticMath é o mais adequado para se trabalhar, por ter uma interface agradável e não ter apresentado erros de cálculo”, ressaltou Dantas.
A estudante participou pela 1ª vez do evento e afirmou ser uma experiência incrível a interação com outros estudantes na Mostra de Trabalhos. “Estou no 1° período e me sinto estimulada a participar mais de eventos científicos”, ponderou.
Até sexta-feira, 15 de julho, 2.752 trabalhos de pesquisa serão apresentados na reunião da SBPC, submetidos por estudantes de graduação, pós-graduação, professores do ensino superior, pesquisadores e profissionais.
Foto 1: Francisca Laranjeiras Dantas (Foto:Carlos Fábio Guimarães)
Fonte: Agência FAPEAM, por Carlos Fábio Guimarães