SBPC sedia lançamento da 21ª edição da revista Amazonas Faz Ciência

Com a matéria de capa intitulada ‘A ciência do trabalho de campo’, a 21ª edição da Revista Amazonas Faz Ciência, produzida pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), teve o lançamento realizado no primeiro dia da EXPO T&C, no âmbito da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta segunda-feira, 11 de julho, em Goiânia (GO).

O evento teve a participação de autoridades nacionais em ciência, tecnologia e inovação, inclusive com a passagem do ministro Aloizio Mercadante na ocasião do lançamento. O vice-presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral e o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro Moreira também estiveram presentes no lançamento da revista. Ambos elogiaram a iniciativa da FAPEAM e destacaram a importância da revista para a divulgação do avanço da ciência e dos investimentos do Governo Estadual no setor.

Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, o lançamento representa a afirmação do desafio da FAPEAM em difundir a ciência no Amazonas. “Aonde vou tenho dito e repetido sobre a importância de se difundir a ciência. Não é só concentrar recursos para investimentos da Ciência & Tecnologia (C&T), mas é fazer também com que tudo isso que está acontecendo chegue ao conhecimento da sociedade”, disse.

“A sociedade é a maior avalista do que está ocorrendo no País nesse momento, e particularmente no Estado do Amazonas, no que tange à C&T. Ela é quem financia, portanto é nossa obrigação fazer com que tudo o que está acontecendo seja de seu conhecimento”, destacou.

A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, disse que a revista é um instrumento importante de divulgação científica no Estado, e tem como desafio mostrar ao País o desenvolvimento sustentável e o bom aproveitamento de suas riquezas. “Ciência e tecnologia são fundamentais para o País, e  acreditamos que  nossa participação nesse evento dá visibilidade do que estamos fazendo, uma revolução científica e tecnológica no Amazonas”, frisou.

Ela lembra que a FAPEAM se tornou referência no País por meio do trabalho que vem desenvolvendo. “A Amazônia é um tema atrativo, pois éramos vistos como uma bela paisagem cheia de riquezas naturais e, atualmente, nós nos colocamos no patamar de referência em produção e gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação”, disse.

A presidenta da SBPC, Helena Nader, revelou a satisfação em participar do lançamento da revista para a qual concedeu entrevista exclusiva, destacando as perspectivas e projeções de sua gestão à frente da entidade.

Suplemento infantil também é destaque

Na ocasião, Nader elogiou publicamente a iniciativa da FAPEAM em investir na divulgação científica voltada para o público infantil, promovendo o maior acesso das crianças ainda em idade escolar à ciência por meio do suplemento infantil ‘Amazonas Faz Ciência – Criança’.

A presidenta afirmou que, quando a criança é ensinada desde pequena, ela aprende a entender a importância da ciência e seus benefícios desde cedo, apostando que isso venha a mudar o dia a dia dela e do País.  “Se o número de jovens que queiram fazer ciência na Amazônia for pelo menos o dobro do que existe agora, aí sim poderemos dizer que alcançamos o nosso objetivo”, concluiu.

O lançamento da revista contou ainda com a participação do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás, Mauro Netto Faiad, e da diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Maria Zaíra Turchi.

Destaques da edição

A dedicação aliada à aventura e superação dos profissionais que atuam no trabalho de campo junto aos pesquisadores é a abordagem da reportagem principal da edição 21 da revista recém-lançada.

A publicação está repleta de novidades e de resultados de pesquisas desenvolvidas no Estado com o apoio da FAPEAM e demais agências de fomento.

O segundo número do suplemento infantil traz informações atualizadas de pesquisas voltadas para a temática do Amazonas na SBPC – Amazônias: água, alimento e energia. Com linguagem acessível e uma diagramação apropriada para o público de 5 a 12 anos de idade, a tendência é de expandir ainda mais o projeto gráfico que hoje conta com quatro páginas.

A revista trimestral é distribuída gratuitamente em escolas, instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e do País e para a sociedade em geral. Está disponível em PDF no site: www.fapeam.am.gov.br.

Foto1: Mercadante prestigiou lançamento da revista Amazonas Faz Ciência (Foto: Sebastião Alves)

Foto 2:Olívia Simão/Fapeam, Ildeu de Castro/MCT, Odenildo Sena/Sect-AM, Manoel Barral/CNPq (Foto: Sebastião Alves)

Foto 3: Odenildo Sena/Sect-AM, Olívia Simão/Fapeam e Helena Nader/SBPC (Foto: Carol Sena)

Foto 4: Olívia Simão e bolsistas da FAPEAM durante lançamento da revista (Foto: Sebastião Alves)

Fonte: Agência FAPEAM, por Sebastião Alves