Estudante de Comunicação é contemplada em Concurso Nacional
A estudante Eliena Monteiro de Jesus, finalista do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Norte (Uninorte) foi a única aluna selecionada da Região Norte para participar do Curso de Inverno de Jornalismo Científico, que acontece de 6 a 20 de julho, durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O Curso de Inverno é promovido pela Cohen Comunicação – especializada na divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Brasil e no exterior – sendo aplicado na Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC). A escola é destinada a alunos de graduação do último ano em Jornalismo (sétimo e oitavo períodos) e proporciona aos estudantes um contato direto com a comunidade científica brasileira.
Para ganhar a vaga, a estudante participou de um concurso, no qual tinha que elaborar um texto sobre o tema da SBPC: ‘Cerrado: água, alimento e energia’. As melhores redações ganhariam o direito de participar do evento. Eliena Monteiro receberá benefícios como auxílio-transporte, alimentação e hospedagem durante as aulas.
Estudante também venceu o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico
A universitária também foi ganhadora, esse ano, do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico, realizado em maio pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), na categoria estudante: impresso/revista com o título: ‘Amazonas: um laboratório linguístico’.
Para Eliena, a FAPEAM é uma das poucas instituições que valorizam os jornalistas da Região e abriu caminho para reconhecer publicamente o trabalho dos divulgadores de ciência no Amazonas. “Isso é fundamental porque é uma forma de incentivar os jornalistas, e fazer jornalismo científico é prazeroso”, afirmou.
Descobrindo o mundo científico
Os alunos selecionados são de diversas regiões do País. Todos conhecerão mais sobre as riquezas naturais do cerrado, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, além de produzir um blog temático e, para tanto, terão acesso às palestras e coletivas de imprensa do evento.
“Espero adquirir mais conhecimento acerca da área e trocar experiências com os outros estudantes das demais regiões do Brasil. É através do conhecimento que podemos fazer grandes mudanças na sociedade, e eventos como esse nos ajudam a discutir de que forma o jornalismo pode contribuir para divulgar a Ciência no Brasil”, ressaltou Monteiro.
Fonte: Agência FAPEAM, por Nefa Costa (redação) e Carlos Fábio Guimarães (edição)