Avanços em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) são debatidos em Congresso
Temas como os desafios para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Amazonas, as estratégias governamentais de incentivo à criatividade e inovação e o papel das agências de fomento neste processo foram debatidos, na manhã da última quinta-feira, 30 de junho, durante o 1° Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O encontro, realizado pelo Laboratório de Avaliação Psicológica (LAP/Fapsi), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufam em parceria com a Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) é direcionado aos pesquisadores e profissionais das áreas humanas e exatas. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na manhã desta quinta, com um número expressivo de participantes, a conferência foi dirigida pelo representante da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Eduardo Costa, que discursou sobre o avanço de CT&I no Amazonas.
Investimentos precisam ser expandidos
Durante a exposição, Costa ressaltou que as inovações estão centralizadas basicamente no poder público. “A geração de patentes, que é conhecida como um indicador usado para verificar o índice de Inovação, é muito baixa. Em termos de produção de patentes, o Brasil ainda ocupa um papel muito modesto”.
Segundo o expositor, desde 2003, há uma tentativa de descentralização dos investimentos alocados, na maioria das vezes, para Região Sudeste, onde a produtividade científica já é satisfatória. “É fundamental que os investimentos feitos em Ciência e Tecnologia (CT&I) deixem de ser centralizados e passem a ser realizados em outras regiões do País”, afirmou.
Inovação no Amazonas
A parceria das instituições vem se constituindo como alternativa para o fortalecimento da divulgação de trabalhos científicos no Amazonas. O trabalho articulado na implementação de programas estruturais de CT&I capacitação de recursos humanos, promoção de pesquisas em áreas estratégicas, está alavancando o setor de C&T na região.
As instituições do Estado do Amazonas, como a Sect, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam) atuam como um sistema no fortalecimento do setor de C&T no Estado.
O evento prossegue até essa sexta-feira, 1º de julho, e tem previsão de encerrar às 21h.
Fonte: FAPEAM, por Rafaela Vieira (Edição: Fábio Guimarães)