Estado do Amapá pretende fomentar nova política para C&T
O governo do Estado do Amapá irá fomentar e popularizar uma nova política de ciência e tecnologia (C&T). A informação é do governador Camilo Capiberibe, durante a inauguração do novo prédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec).
A estratégia é viabilizar apoio do governo federal, com a injeção de recursos no orçamento estadual, para o desenvolvimento da política de C&T, com contrapartidas de recursos do governo estadual.
As ações já começaram no Estado, a exemplo do fortalecimento da Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap), por meio da inclusão na rede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fundação Tumucumaque), da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e do Laboratório Central (Lacen).
Outro passo importante é a organização e disseminação de estatísticas e de indicadores de C&T. O objetivo desse trabalho é criar e divulgar informações que venham a contribuir para a formação de um olhar crítico e analítico sobre o que é necessário e o que deve ser feito para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Amapá.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, é necessária uma nova roupagem à política de ciência e tecnologia estadual, que seja capaz de estreitar e exercitar as relações entre os órgãos e instituições de fomento e apoio à pesquisa, assim como com pesquisadores que tenham em sua linha de atuação o Estado do Amapá.
A Setec é uma instituição associada à ABIPTI.
Fonte: Gestão C&T