Embrapa apresenta benefícios socioambientais de suas pesquisas no AM
Para apresentar resultados e contribuições da pesquisa agropecuária para o meio ambiente e a sociedade, acontecerá no dia 29 de junho no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) o Seminário Produtividade Agropecuária e Benefícios Socioambientais das Pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental. No dia 30, os participantes do seminário irão visitar um dos campos experimentais da Embrapa, localizado na rodovia BR 174 Km 52, em Manaus, e conhecer no local alguns resultados das pesquisas.
O seminário é aberto à sociedade e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Embrapa Amazônia Ocidental. Para se inscrever, clique aqui.
O evento é direcionado principalmente a estudantes universitários, pesquisadores, agentes de transferência de tecnologia, entidades públicas ou de iniciativa privada com interesse na pesquisa agropecuária e no desenvolvimento regional.
Ao todo serão 13 apresentações orais sobre diferentes projetos, envolvendo desde pesquisas com espécies florestais, piscicultura, agricultura, pecuária, e projetos com enfoque em manejo agroflorestal em parceria com agricultores familiares. A proposta é mostrar como as pesquisas da Embrapa estão contribuindo com boas práticas que conciliam a produção de alimentos com técnicas que visam à conservação ambiental, evitam ou reduzem impactos ou também recuperam áreas degradadas tornando-as produtivas. Ou ainda como essas pesquisas ajudam a entender os ecossistemas para utilizar de forma mais sustentável os recursos do solo, das florestas ou das águas.
Serão apresentados resultados, por exemplo, de pesquisas que buscam melhorar aspectos ambientais nas técnicas da piscicultura. Na agricultura, um dos temas é sobre a cultura do guaraná, sobre o qual serão apresentados estudos a respeito de adubação orgânica nessa cultura. Em outra apresentação serão abordados estudos sobre impactos sociais e ambientais decorrentes da inserção de novas cultivares de guaranazeiro em dois municípios do centro amazonense. Serão apresentados estudos sobre avaliação das propriedades físicas e químicas do solo em sistema de corte e trituração da capoeira, que faz parte das pesquisas que visam alternativas para substituir o uso do fogo na agricultura.
Também serão apresentados resultados de pesquisas sobre o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que se baseia na adoção de práticas conservacionistas para recuperação do solo e de pastagens degradadas agregando valor econômico com culturas agrícolas e pecuária além de serviços ambientais com o plantio de árvores que por sua vez também podem gerar produtos com fins econômicos.
Entre as pesquisas a serem apresentadas na área florestal, uma delas é sobre o mapeamento da distribuição das espécies arbóreas tropicais. Essa pesquisa contribui para entender como algumas espécies florestais respondem de forma diferenciada às condições ambientais, alertando para a ação diferenciada para o manejo florestal e a conservação de espécies.
Haverá também apresentação de pesquisas relacionadas ao plantio de espécies florestais amazônicas, seja para uso madeireiro ou não-madeireiro e que permitem quantificar, por exemplo, quais espécies mais contribuem para a absorção de gás carbônico da atmosfera, e ao mesmo tempo são espécies que tem valorização econômica pelos produtos que geram.
Outra apresentação será sobre pesquisas do projeto Kamukaia que se destinam a geração de conhecimento científico sobre a ecologia e o manejo de espécies extrativas de produtos florestais não madeireiros, na região Amazônica, com ênfase nos resultados de pesquisa sobre a ecologia da castanha-da-amazônia (Bertholletia excelsa) e andiroba (Carapa guianensis e C. procera), no Amazonas. A finalidade é gerar conhecimento para apoiar o manejo sustentável desses recursos, priorizando a manutenção da floresta em pé e a geração de renda e segurança alimentar das populações agroextrativistas.
Para ter acesso à programação completa, clique aqui.
Informações: (92) 3303-7854 ou eventos@cpaa.embrapa.br
Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental