Debate aborda resultados do Relatório do IPCC sobre Fontes Renováveis Energia
A Coppe e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas promovem hoje (26) o workshop sobre as conclusões do Relatório Especial sobre Energias Renováveis, divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, em maio, em Abu Dhabi.
O evento tem a presença dos quatro professores da Coppe que participaram da elaboração desse relatório, Segen Estefen, Roberto Schaeffer, Suzana Kahn Ribeiro e Marcos Freitas, dos membros do Fórum, pesquisadores e especialistas. O workshop vai das 14 às 17 horas, no auditório do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe, no prédio anexo ao Centro de Tecnologia, Rua Pedro Calmon, s/n, na Cidade Universitária da UFRJ.
De acordo com os cenários analisados pelo IPCC, as fontes renováveis suprirão 80% da energia em 2050. A biomassa, a energia eólica e a energia solar serão, dentre as renováveis, as que mais estarão contribuindo para a oferta de energia no mundo em 40 anos. Segundo o relatório, as fontes renováveis poderão reduzir entre 220 Gt e 560 Gt (gigatoneladas) a emissão de CO2 na atmosfera nesse período.
A Coppe teve uma importante contribuição no relatório, por meio da participação de Segen Estefen, professor de Engenharia Oceânica, que coordenou o capítulo sobre Energia dos Oceanos; Roberto Schaeffer, professor de Planejamento Energético, que coordenou o capítulo sobre Potencial de Mitigação e Custos; Marcos Freitas, professor de Planejamento Energético, um dos autores do capítulo sobre Hidreletricidade, e Suzana Kahn Ribeiro, professora de Engenharia de Transportes, revisou o capítulo que trata de Biomassa.
Mais informações: (21) 2562-8318/8319.
Ascom da Coppe/UFRJ