Metodologia de ensino de Samuel Benchimol é homenageada em evento
Foi lançado ontem (25/05), no auditório do TCE, o Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo que irá recompensar projetos que visem ao desenvolvimento da Amazônia. O destaque desta edição é a homenagem aos Cobras e Buiuçus, categorias criadas por Samuel Benchimol, quando lecionava, para premiar alunos que tiravam notas máximas e que mantinham essas notas nos boletins.
Estiveram presentes no evento alguns dos mais de 460 integrantes dessas ordens. Maria de Fátima Marinho Lins, que estudou Economia Política na Faculdade de Direito com Benchimol nos anos 60, é uma Buiuçu e recordou-se dos momentos dele em sala de aula. “Lembro-me dele sempre sorrindo. Um professor muito atualizado que sempre levava os jornais para as aulas. Ele era justo e nunca lecionava de forma monótona”, afirmou. Maria de Fátima contou que os alunos acordavam com a maior disposição para as aulas às 7 da manhã. “As classes de terças, quintas e sábados nunca eram pesadas”.
José Paiva Filho, Buiuçu que também teve aulas de Economia Política com o professor, lembrou-se dele como um democrata que não impunha esquemas de estudo nem livros. “Ele deixava os alunos fazerem suas escolhas e valorizava seus esforços com a classificação de Cobras e Buiuçus que não incitava a disputa entre o alunado, mas a melhora constante”. Paiva Filho proferiu palestra representando seus colegas e declarou estar triplamente agraciado: por ter sido aluno de Benchimol, por ter conseguido alcançar os rigorosos critérios para se tornar um Buiuçu e por ter sido eleito para representar seus colegas. “Samuel Benchimol era, antes de tudo, apaixonado pela região e divulgador de seus potenciais, inclusive no exterior. Um amazonense legítimo que se tornou um amazônida autêntico”.
Samuel Benchimol inspirou milhares de estudantes de Direito a seguirem a carreira se destacando no magistério, na advocacia, no serviço público, na vida parlamentar e na magistratura. Jaime Benchimol, filho de Samuel, ressaltou que o pai sempre gostava de recompensar seus melhores alunos. “Este ano, decidimos não só homenagear seu relevante legado acadêmico, mas também sua metodologia de ensino”.
Entre os Cobras e Buiuçus, destacam-se nomes como Adair Rebelo, Aguinelo Balbi Júnior, Amoldo Bentes Coimbra, Ângela Monteiro Simão, Antônio Levy Botero, Belarmino Ferreira Lins Filho, Carlos Alberto Pinagé, Evandro das Neves Carreira, João dos Santos Pereira Braga, Robério dos Santos Pereira Braga, Samuel Câmara, Amazonino Armando Mendes, Félix Valois Coelho, Frank Abrahim Lima, Maria Hermengarda de Oliveira Junqueira, Roberto Gesta de Melo e Vera Lúcia Câmara de Sá Peixoto.
Imagem 2: Maria de Fátima Marinho Lins, ex-aluna de Samuel Benchimol (ASCOM/SECTAM).
Imagem 3: José Paiva Filho, ex-aluno de Samuel Benchimol (ASCOM/SECTAM).
ASCOM/SECTAM