Museu e Memória: diversidade é a marca da 9ª Semana Nacional de Museus

Com mais de 1.006 instituições inscritas e 3.076 eventos oferecidos em todo o Brasil, a 9ª Semana de Museus, que começa hoje (16) e vai até domingo (22), foi a Semana que apresentou recorde de inscrições. Em 2011, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi “Museu e Memória”.

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) participa da Semana com uma programação diversificada, que vai de apresentações lúdico-educativas a exposições, passando por seminários, oficinas e gincana.

Com o tema “Museu e Memória: diálogo entre linguagens contemporâneas em espaços museais de ciência” o seminário que acontece hoje (16) e amanhã (17) irá criar um ambiente de discussão sobre a relação entre a memória social e espaços museológicos. Coordenado por Ana Cláudia Silva, do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico, o evento pretende estabelecer relações entre o patrimônio cultural do passado da cidade de Belém e o MPEG, além de considerar as expressões culturais e a vida cotidiana do indivíduo da região amazônica.

Hoje (16), acontecem palestras sobre A cultura Amazônica nos espaços expositivos; Coleções Científicas e suas documentações fotográficas; A contribuição das artes visuais em Museus de Ciência; Cultura imaterial, tradição oral na Amazônia; A documentação de línguas indígenas ameaçadas na Amazônia e Ações para gestão do patrimônio Cultural e Científico no âmbito das políticas públicas.

Amanhã (17), no período da manhã, será feita uma sessão de vídeos sobre a cultura dos povos indígenas Tekwaeté e Tapi’i’rapé, após a apresentação acontece a palestra Entre a tradição e as novas tecnologias na escola indígena, com a professora Ivânia dos Santos Neves.

Na tarde de amanhã, acontecem as palestras Patrimônio Histórico e Arqueológico e Educação; Patrimônio e Educação em Museus de Ciências; Coleções e Memória Étnica e Tecendo a Museologia na Amazônia Paraense.

Semana de Museus

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em comemoração ao dia Internacional de Museus (18 de maio). O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

Mas dentre as instituições participantes não estão apenas museus, mas também: casas de cultura, fundações, arquivos públicos, pinacotecas, galerias e até escritório de arquitetura, que vão realizar exposições, palestras, oficinas, visitas guiadas, seminários, ações educativas e saraus, entre outras atividades.

Fonte: MCT