Novas estrelas no céu?
Até o final de maio quem acordar cedo poderá ver quatro "novas" estrelas bem brilhantes no céu. São os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter que se encontram alinhados.
O fenômeno começou a ser observável no final de abril. "É um fato curioso que pode ter chamado a atenção das pessoas que acordam cedo, perto da 05 horas da manhã", diz Germano Afonso, astrônomo do Museu da Amazônia (MUSA).
Segundo ele, olhando para o lado leste, onde o Sol nasce, é possível ver perto da linha do horizonte quatro estrelas bem brilhantes, aparentemente muito próximas entre si – na realidade, os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter, que se encontram alinhados quando observados da Terra.
"Esse alinhamento, com pequenas modificações que ocorrem a cada dia, poderá ser observado até o final do mês de maio, quando a Lua também estará nessa região do céu", explica Germano.
Germano conta que amanhã, 14 de maio, a seguinte configuração poderá ser vista no céu de Manaus:
– Júpiter nascendo às 04h08
– Vênus nascendo às 04h19
– Mercúrio nascendo às 04h20 ao lado direito de Vênus
– Marte nascendo às 04h35
– Nascer do Sol às 05h57
Para reconhecer os planetas basta lembrar que Vênus será o mais brilhante de todos, seguido por Júpiter, Mercúrio e Marte, em ordem decrescente de brilho. Além disso, Vênus e Mercúrio possuem cor prata, Júpiter se mostra marrom e Marte possui cor vermelha.
A outra dica de Germano é para quem mora em São Gabriel da Cachoeira, município a oeste de Manaus: "Em São Gabriel temos que adicionar 25 minutos a todos esses horários, pois nessa localidade, o Sol nascerá às 06 horas e 22 minutos."
Terremotos e subida do mar?
Segundo Germano, em diversos países muitas pessoas acreditam que o alinhamento dos planetas dos próximos dias pode causar terremotos e marés muito altas devido ao aumento da força gravitacional dos planetas sobre a Terra, que são somadas por eles estarem alinhados.
"No entanto, a força gravitacional de todos os planetas juntos é muito menor que a força gravitacional da Lua sobre a Terra devido à enorme distância que estão de nosso planeta quando comparada com a distância da Terra com seu satélite natural", diz Germano.
O astrônomo completa: "Verifica-se que quando ocorre alinhamento de planetas, fenômeno que não é muito raro, nada de anormal ocorre na Terra. Apesar disso, sempre há `profetas` que anunciam catástrofes nessas ocasiões."
Dessa vez não foi diferente. Na Itália, várias pessoas deixaram de ir trabalhar e estudar graças a uma profecia relacionada ao alinhamento dos planetas no mês de maio. O assunto repercutiu na imprensa. Exemplos aqui e aqui.
Fonte: MUSA