Internet banda larga pode vir pela ponte sobre o Rio Negro

Uma parceria entre o governo do Estado e a Embratel está sendo estudada para que seja viabilizada a travessia da fibra óptica da estatal de telecomunicação utilizando a estrutura da ponte sobre o Rio Negro, que liga Manaus ao Cacau-Pirêra, no Iranduba. Com isso o Amazonas vai se interligar ao restante do país por meio da internet banda larga.

Durante visita aos deputados na sala vip da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (02/05), o diretor do Centro Norte da Embratel, Sérgio Araújo de Oliveira, disse que essa parceria com o Governo do Estado permitirá que a empresa tenha maior capacidade e confiabilidade na chegada da banda larga no Amazonas.

O diretor da Embratel foi recebido pelo presidente Ricardo Nicolau (PRP), o vice-presidente Marcos Rotta (PMDB), além dos deputados Marcelo Ramos (PSB) e Marco Antônio Chico Preto (PP). O secretário da Região Metropolitana de Manaus, René Levy, se fez presente na visita como representante do governo. Na ocasião, ficou definida para esta quarta-feira (04/05) a ida de uma comitiva formada por deputados e o presidente da Embratel à ponte sobe o Rio Negro, possivelmente no local por onde vai passar o cabo de fibra óptica.

A visita está marcada para às 14h. Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Nicolau, a parceria é extremamente viável e importante para o Estado porque vai permitir a interligação do Amazonas com o restante do país por intermédio da fibra óptica a exemplo do que vai acontecer com o Linhão de Tucuruí que vai interligar a rede de energia elétrica do Estado ao restante do Brasil. “Vamos sair do isolamento da fibra óptica e da energia elétrica”, completou. Segundo Nicolau, com essa interligação o Amazonas vai ter internet de qualidade e com o preço mais baixo.

“Com isso será ofertada internet de banda larga para muito mais pessoas”, disse, lembrando que a fibra óptica no Amazonas é um sonho de cada amazonense.

Os deputados Marcelo Ramos e Marcos Rotta também apostam na parceria por entenderem que o cabo de fibra óptica vai dar maior velocidade e segurança aos usuários da banda larga.

Urgência

Durante a visita na Aleam, o diretor Sérgio Oliveira informou que nos últimos cinco anos a Embratel já atravessou o Amazonas desde Porto Velho chegando ao Careiro e agora fará a travessia do Rio Negro por intermédio da ponte.

“Nossa expectativa é que a travessia dos fios de fibra óptica seja feita no próximo mês”, disse, ressaltando que os investimentos da empresa no Estado somam R$ 100 milhões ao longo dos anos.

O secretário da Região Metropolitana de Manaus, René Levy, explicou que a conexão com a ponte sobre o Rio Negro vai possibilitar que Manaus, a Região Metropolitana e o Amazonas como um todo posam ser conectados não somente ao Brasil, mas ao restante do mundo por meio do Caribe.

“A ideia é estarmos conectados com parcerias sólidas formadas neste sentido para que possamos utilizar de forma adequada os recursos tecnológicos disponíveis”, defendeu.

Fonte: ALE-AM