Centro de Inovação da Finlândia estreita relações de cooperação com Amazonas

A perspectiva de parcerias entre o Centro de Inovação de Oulu, na Finlândia, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e instituições ligadas à inovação no Amazonas, deu a tônica das discussão da Reunião Técnica entre Institituições de Ensino e Pesquisa do estado, que aconteceu nesta segunda-feira (11), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). O evento, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), buscou pontos de convergências e de interesses bilaterais entre as instituições em torno do desenvolvimento da CT&I no estado.

O encontro, que contou com a presença do diretor-presidente do INdT, Carlos Geraldo Feitoza, de Janne Muston, Key Acccont Director ICT Business OULU, da diretora-presidente da Fapeam, Olívia Simões e de José Ademir Oliveira, reitor da Universidade do Amazonas (UEA), possibilitou o estreitamento de relações entre as instituições representadas. “A expectiva é que esse encontro tenha muitos e produtivos desdobramentos”, disse o anfitrião, Odenildo Sena.  

Segundo Carlos Geraldo Feitoza diretor-presidente do INdT, o objetivo da reunião foi mostrar as oportunidades que o estado do Amazonas oferece. O executivo ainda enfatizou que em um segundo momento a equipe filandesa deverá organizar um grupo de empresários que visitarão ao Amazonas com foco mais fechado nos possíveis negócios no estado. “Biotecnologia e tecnologia limpa, estão entre as principais possibilidades de investimentos da instituição filandesa na região”, avaliou Feitoza, ressaltando que a proposta é ajudar empresas a encontrarem maiores oportunidades de cooperação.   

Após as apresentações, onde todos os envolvidos puderam conhecer as àreas de atuação, perfins, ojetivos e propostas de cada instituição, ficou firmado o compromisso de novos encontros para estreitamento de relações e parcerias.

Líder

Conhecida por ter uma das melhores sistemas educaionais do mundo, com altos investimentos em pesquisa e inovação, Oulu, na Finlândia, com cerca de 230 mil habitantes, figura no topo do ranking europeu de pessoas com nível superior, além de ser líder global em tecnologia wireless IT.   

 

ASCOM/SECT