Ações pedagógicas e espaços alternativos aproximam a ciência da população

Imagine uma casa que mostra em cada detalhe onde está a ciência? Ou uma sala que mostra água e energia interagindo? Esse é o projeto SesCiência, que tem como objetivo aproximar a ciência do cotidiano de alunos da rede de ensino por meio de ações pedagógicas e espaços alternativos de forma lúdica e prática.

Em seu segundo ano de existência no Amazonas, o projeto atendeu, em 2010, mais de 30 mil pessoas em 18 atividades realizadas, entre mostras, exposições, palestras e oficinas, além das atividades contínuas.  

O projeto acontece, em Manaus, no Balneário da instituição, no bairro Campos Elíseos, que conta com 500 mil m² de área e é uma iniciativa do Sesc Nacional com o apoio dos departamentos regionais. “A ideia é aproveitar o ambiente. Esse ano, realizaremos atividades em que os alunos terão a oportunidade de conhecer trilhas e clareiras e se familiarizar com o relevo, as rochas e a vegetação de nossa região que é peculiar”, explica Lenimar Cardoso, coordenadora do projeto.

Eles irão oferecer, ainda este ano, um bosque ecológico onde os estudantes têm acesso a equipamentos e materiais sustentáveis, como pufes feitos de garrafa pet; laboratório de química, física e biologia; e aulas onde os alunos farão seus próprios equipamentos. O projeto tem total apoio da diretoria regional do SESC/AM.

Imagem 2: Feira de Matemática realizada pelo projeto (Autoria: SESC/AM).

ASCOM/SECT