Glauco Arbix é o novo presidente da Finep
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, deu posse ao presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Glauco Arbix, na manhã desta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro. O sociólogo e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) assume a presidência instituição, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no lugar de Luis Fernandes.
A cerimônia, para convidados e imprensa, ocorreu no Espaço Cultural Finep, na sede da empresa. Em seguida, o ministro e o presidente empossado concederam uma coletiva de imprensa.
Um dos desafios da nova chefia será uma possível transição da Finep, que hoje é uma agência de fomento, para uma instituição financeira. Mercadante já declarou publicamente a vontade de transformar a Finep em uma instituição nos moldes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada para a área científica e tecnológica.
Dados do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI) mostram que desde 2007 a Finep apoia 273 projetos de empresas no valor de R$ 4,2 bilhões de recursos não reembolsáveis.
Currículo
Arbix tem longa experiência na área científica. O sociólogo coordena o Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Ele também presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nos três primeiros anos do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Além da experiência internacional, com passagens em instituições de ensino e pesquisa nos Estados Unidos e na Inglaterra, Arbix é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e do Grupo de Estudos sobre Ciência, Sociedade e Inovação da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O sociólogo também foi professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Arbix também realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), na Universidade de Columbia, na Universidade da California e na London School of Economics.
Fonte: Portal MCT