Embrapa presente na Semana de C&T no AM com inaugurações e lançamento de livro

21/10/2010 – A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), em comemoração aos seus 35 anos de atuação no Amazonas, marca presença na 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a inauguração de três novos espaços de atuação no interior do Estado voltados para a capacitação e transferência de tecnologias: sendo dois centros de Capacitação de Agentes para o Desenvolvimento Rural Sustentável, nos municípios de Maués e Iranduba, e o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Baixo Amazonas, no município de Parintins. Além disso, durante a semana a Embrapa estará com atividades voltadas para estudantes, agricultores, técnicos do setor agropecuário e ações para a sociedade, com exposição, palestras e lançamento de livros.

 

Com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, a Semana Nacional de  Ciência e Tecnologia busca despertar a reflexão acerca da consciência ambiental em todo o Brasil. O objetivo dessa 7ª edição da Semana é mobilizar a população, em especial os jovens, a se envolver com temas e atividades em torno da ciência e da tecnologia.

Exposição – Uma das principais atrações da Semana de Ciência Tecnologia no Amazonas é a exposição Estação Ciência, no Clube do Trabalhador (Sesi Aleixo), com estandes de várias instituições, oficinas e resultados de pesquisas e produtos de projetos. A exposição está aberta ao público de 21 a 23 de outubro, das 9h30 às 21h30. O estande da Embrapa na Estação Ciência abordará as pesquisas em piscicultura, com atividades voltadas principalmente para o público infanto-juvenil. O Coral Encantos da Floresta, formado por funcionários da Embrapa Amazônia Ocidental se apresenta junto ao Coral João Gomes Júnior se apresenta dia 21, às 20h, com repertório de música popular.

Livro – No dia 23, às 17h30, na Estação Ciência, haverá o lançamento do livro “A Cultura da Bananeira na Região Norte do Brasil”, que tem como editores técnicos Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira, pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental. O livro conta com 13 capítulos produzidos por 17 autores e traz resultados de pesquisas com a finalidade de contribuir para a sustentabilidade do agronegócio da banana na região Norte.

Inaugurações – Na programação do Portas Abertas, a Embrapa apresenta os trabalhos realizados em seus campos experimentais e faz inaugurações. No dia 18 de outubro foi inaugurado no município de Iranduba o Centro de Capacitação de Agentes para o Desenvolvimento Rural Sustentável, com a realização da Mostra de Resultados das Pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental.  O evento  enfatizou as principais atividades de pesquisa de interesse do município, desenvolvidas no Campo Experimental do Caldeirão, visando o aumento de produção e a sustentabilidade da agricultura familiar no Estado do Amazonas.

Fonte: Siglia Regina – Embrapa da Amazônia Ocidental