Abertura oficial da 7ª SNCT do Amazonas destaca ações no interior

21/10/2010 – Os avanços na divulgação científica e a interiorização das ações em Ciência e Tecnologia ganharam destaque no discurso do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, durante abertura da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na noite de quarta-feira (20/10), no Auditório do Clube do Trabalhador – SESI.

Ao ressaltar que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deu ao País a oportunidade de mostrar muito mais no segmento das pesquisas, Sena, que na ocasião representou o governador Omar Aziz, enfatizou a participação de pelo menos 1,6 mil pessoas nas atividades realizadas no município de Itacoatiara (a 286 quilômetros de Manaus), com apoio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o que, segundo ele, era inimaginável há alguns anos.

“A Semana não é causa, é consequência. A partir de 2004, quando se realizou a primeira edição, o Brasil passou a ter muito mais o que mostrar. A cada ano percebemos mais essa grandiosidade. Um exemplo disso são as atividades espalhadas por todo o interior do Estado realizadas paralelamente com as da capital”, frisou.

Avanços

Outro fato destacado por Sena foi a concessão de bolsas para a formação de doutores no Amazonas. Segundo ele, são 173 doutores já formados com apoio da FAPEAM desenvolvendo atividades na região, número ainda considerado baixo, mas relevante, enquanto conquista. “Essa região não terá futuro, sem geração de conhecimento. E como gerar conhecimento sem capital intelectual?”, questionou, informando que há hoje um total de 1,2 mil doutores no Estado.

Além de Sena, estiveram na abertura autoridades como a reitora da Ufam, Márcia Perales, o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira e Sérgio Fonseca, que representou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Para os reitores da Ufam e da UEA, a Semana é uma grande oportunidade de apresentar à população o que as instituições vêm desenvolvendo nas áreas de graduação, extensão, tecnologia, entre outros. Somente a UEA, segundo José Aldemir, trabalhará mais de 700 atividades, até o dia 23 de outubro. “Parabenizo o trabalho da Sect e reafirmo que um país não se desenvolve sem Ciência e Tecnologia”, afirmou o reitor.

Lançamento da Revista Amazonas Faz Ciência

Durante a solenidade de abertura do evento, o diretor-presidente da FAPEAM oficializou o lançamento da 18ª edição da revista “Amazonas Faz Ciência”, produzida pela instituição. “Aproveito aqui para formalizar a edição, que circula gratuitamente, patenteando o nosso esforço em aproximar a sociedade da produção científica, dando um retorno à população sobre os investimentos feitos em Ciência, Tecnologia e Inovação”, declarou.

A publicação apresenta reportagens que abordam os programas de fomento e pesquisa, com destaque para temas voltados à biodiversidade, preservação, entre outros.

Um show do grupo Raízes Caboclas encerrou a noite de abertura do evento, que segue até o dia 23/10.



Fonte: Alessandra Leite – Agência Fapeam