Fapeam alcança a marca de 500 bolsas de doutorado

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) acaba de registrar a marca de 500 bolsas concedidas para doutorado. Dentre essas, 120 já apresentaram defesa, ou seja, há um incremento significativo de doutores formados, a partir de investimentos da Fundação, desenvolvendo atividades de pesquisa e inovação no Estado.

O diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, fez um comparativo entre o ano de 2002 e o cenário atual. Segundo ele, a marca alcançada pela Fundação, em apenas sete anos, é fantástica, pois dados do CNPq apontam que há oito anos o Amazonas contava apenas com 433 doutores, formados ao longo de 30 anos e que se concentravam em algumas instituições de ensino e pesquisa do Estado, tais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

 “Esse comparativo nos possibilita vislumbrar, com toda clareza, a importância da concessão das bolsas pela FAPEAM”, explicou, destacando que esse feito representa um avanço da ciência no Estado.

Sena disse ainda que isso é motivo de comemoração para a sociedade e fica bastante otimista ao projetar o momento em que esse total de bolsas se traduzir efetivamente em doutores. "O impacto será considerável", assegurou.

O diretor-presidente afirmou ainda que isso possibilitará não apenas um processo de competitividade, refletindo em todas as áreas do conhecimento, como também o incremento dos programas de pós-graduação desenvolvidos pelas instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado.

"Desta forma, o Amazonas ganha autonomia em relação a outros Estados, passando a formar doutores na própria região, pois eles irão formar também novos mestres e novos doutores", ressaltou. Sena informou que isso refletirá na qualidade do ensino superior, no avanço da pesquisa científica e no fomento de recursos para a publicação de editais nacionais e internacionais.

Sobre bolsas de doutorado

A Fundação oferece bolsas de doutorado por meio de vários programas. O RH-Doutorado/Fluxo Contínuo, por exemplo, consiste em conceder bolsas a profissionais interessados em desenvolver o doutorado em Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES em outros Estados da Federação.

Já o Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH-Interinstitucional) apoia, com bolsa de curta duração, alunos de doutorado formalmente matriculados em curso de pós-graduação fora de sede ofertados em Manaus e credenciados pela Capes, para desenvolvimento de atividades acadêmicas na instituição parceira.

Além desses, a FAPEAM oferece também bolsas por meio do Programa de Formação de Doutores em áreas estratégicas (Pdaest) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em fluxo contínuo.

 O objetivo do Pdaest é apoiar a formação de recursos humanos, em nível de doutorado, por meio da concessão de bolsas para pós-graduandos que tenham residência fixa no Amazonas e estejam cursando pós-graduação em programas brasileiros reconhecidos pela Capes, em áreas estratégicas para o Estado do Amazonas.

Fonte: Agência Fapeam