CIDE comemora 10 anos de empreendedorismo e inovação no Amazonas

No ano em que a Fieam comemora 50 anos, o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial  (Cide), completa uma década de existência conferindo empreendedorismo e inovação para micro e pequenas empresas do Amazonas.

Ao longo desses 10 anos, o Cide se consolidou como uma incubadora referência na Região Norte e no país. Atualmente possui 44 empresas incubadas, gerando emprego e renda para mais de 2000 pessoas e um faturamento anual de 10 milhões de reais.

 

Voltado para os setores de biotecnologia, biocosméticos, alimentação, tecnologia da informação, laboratórios e eletroeletrônica, a incubadora viabiliza às empresas a infraestrutura de apoio necessária ao seu desenvolvimento e uma integração entre elas e as demais empresas do mercado, instituições de pesquisa e órgãos afins, acompanhando-as nas fases de instalação, crescimento, consolidação e desincubação.

Segundo o diretor executivo do Cide, Eduardo Pedro, o apoio estrutural e logístico incentiva um empresário ou interessado a desenvolver o seu próprio negócio, oferecendo suporte nos primeiros anos de criação da empresa, nos quais elas precisam se consolidar. “O Cide possibilita a esses micro e pequenos empresários se fortalecerem no ambiente empresarial para que, no futuro, garantindo o seu espaço no mercado, como já vem acontecendo com algumas empresas que estão incubadas”, afirma o diretor.

 

Pedro reforça que um dos reflexos do trabalho realizado pelo Cide a firmou como coordenador-geral na Região Norte do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agente fomentador de recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). “O Prime envolve 67 novas empresas que estão desenvolvendo seus projetos, transformando-os em produtos e serviços inovadores para o Amazonas”, comemora.

 

Atualmente o Cide coordena o Polo de Software, que integra 21 empresas no setor de informática para atender empresas de grande porte do Polo Industrial de Manaus (PIM) e o Polo de Modas. Existem projetos do Cide para os municípios do interior e iniciativas mais ousadas de empreendimentos relativos aos arranjos produtivos locais (APLs), trading e franquias.