Manaus será sede de exposição sobre BIODIVERSIDADE
Manaus receberá, nos próximos dias 24 e 25 de abril, a exposição do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica (PROBIO). A exposição será realizada no horário de 16h30 às 21h, no Largo São Sebastião, no Centro, como parte das atividades do curso de doutorado em Desenvolvimento Sustentável, oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
O PROBIO tem objetivo de divulgar e popularizar, em escolas e locais públicos, os conceitos científicos relacionados aos temas da biodiversidade brasileira, biomas brasileiros, espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (constantes da lista oficial), fragmentação de ecossistemas, espécies exóticas invasoras e Unidades de Conservação da Natureza, componentes do material didático produzido pelo subprojeto Educação Ambiental PROBIO, no âmbito do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Governo Federal.
Itinerante – A exposição é realizada em praça pública, acompanhada de exposições semanais em quatro escolas, em cada bioma brasileiro (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Campos Sulinos ou Pampas, e Ambientes Costeiros e Marinhos).
Além da UEA, estão envolvidas no projeto as seguintes instituições: Universidade de Brasília (Coordenação), Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual da Bahia – Campus Jacobina, Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilheus/BA, Associação Rondonopolitana de Proteção Ambiental – MT, Universidade Federal de Santa Maria – RS e a Universidade Federal de Goiás – GO.
A constituição do projeto partiu da ideia de que a Biodiversidade é a base da sustentabilidade dos ecossistemas naturais, dos serviços ambientais, dos recursos florestais e pesqueiros, da agricultura e da nova indústria da biotecnologia. O Brasil, por seu turno, é o país com a maior biodiversidade do mundo, contando com um número estimado de mais de 20% do número total de espécies do planeta. No entanto, fatores diversos, como a perda de habitats, a fragmentação de ecossistemas, o problema das espécies invasoras, entre outros, têm causado uma enorme perda dessa diversidade, extinguindo espécies, não só no Brasil como em todo o mundo.
A exposição contará com apoio financeiro do CNPq, Edital MCT/CNPq 12/2006 – Difusão e Popularização da C&T.