UEA tem quatro novos programas de pós-graduação aprovados

Os programas de doutorados interinstitucionais em Engenharia Mecânica, Engenharia de Transporte, Engenharia Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática são os quatro programas aprovados recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC).

O programa Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática, intitulado REAMEC, é a mais nova proposta de doutorado em rede aprovado Capes para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É um programa de doutorado em rede em Ensino de Ciência e Matemática e envolve universidades do estado do Mato Grosso, Pará, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. São 19 Instituições de Ensino Superior, dez delas federais, quatro estaduais, dois CEFETs e três privadas. A ideia é que os nove estados envolvidos no programa contemplem – no mínimo – um quadro de dez doutores no prazo de seis ou sete anos.

Para a aprovação do programa, de acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEA, José Luiz de Souza Pio, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT) teve atuação fundamental, porque foi por meio da ação dos secretários de C&T que se desenvolveu a estrutura do programa junto aos estados do Norte. A UEA foi uma das instituições selecionadas para ser o polo de rede do REAMEC, por sediar cursos de graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na modalidade profissional.

A região Amazônica apresenta demanda considerável por mestres e doutores nessa área do conhecimento, de acordo com o pró-reitor, que lembrou ainda que o programa não é da universidade, é mais abrangente, por se configurar na oferta de doutorado em rede, que atua em toda a região Norte, visando a formação avançada de recursos humanos avançados em Ensino de Ciências. “Isso é fundamental, porque ninguém desenvolve nada sem educação. Precisamos ter pessoas qualificadas para formar formadores, com visão cientifica diante das necessidades da região”, afirmou Pio.

Já Civil com ênfase Ambiental e as inscrições poderão ser feitas até o dia os programas de engenharias são oferecidos em parceria com o Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), referência na área de pós-graduação em engenharia na América Latina. “Já foi lançado o edital do Programa de Engenharia 6 de abril”, informou o pró-reitor, acrescentando que em breve a universidade irá divulgar o edital do Programa de Engenharia de Transportes.

Ao falar sobre a importância das engenharias para a realidade amazônica, José Pio, lembrou que as engenharias irão suprir a demanda dessas áreas específicas na região Norte.

O pró-reitor pontuou que é de fundamental importância formar cientistas capazes de descobrir novos problemas, de formular novas propostas, com capacidade de trazer soluções eficazes para as engenharias. “Essas ações passam pelas necessidades demandadas pelo PIM e pelo pólo petroquímico (gás natural), sem contar com o avanço na indústria automotiva de duas rodas e na construção naval. A Engenharia de Transporte contribuirá decisivamente nas soluções dos problemas de controle de tráfego urbano na cidade de Manaus e na operacionalização dos meios de transporte na Amazônia, viabilizando o fluxo da economia do Estado por meio do desenvolvimento de soluções e da logística voltada para os problemas de transporte na região”, finalizou.

Fonte: Site da UEA