II Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Do total de 750 inscritos, a delegação do Amazonas promete ser uma das maiores e mais participativas na  II Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece a partir de amanhã até o dia 19 no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém-PA. Mais de 30 pesquisadores, gestores e professores ligados direta ou indiretamente ao Sistema de Ciência e Tecnologia do Amazonas estarão presentes ao evento que vai definir as prioridades na área de C&T e I para a Amazônia, condizendo com os preceitos da política nacional de Ciência e Tecnologia. A meta é discutir em nível regional as linhas estratégicas e ações para o desenvolvimento da C&T, de acordo com as especificidade da região, para serem implementadas até o final do ano pelo Governo Federal.

Com a participação das comunidades científica e tecnológica, acadêmica, empresarial, governamental e da sociedade civil organizada, a conferência regional se propõe a mapear os principais gargalos para o desenvolvimento da Região Norte. O objetivo é estabelecer soluções em curto, médio e longo prazo para a implantação de uma política nacional de ciência, tecnologia e inovação que leve em consideração as especificidades da Amazônia.

O Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia(MCT), Luiz Antonio Elias, vai abrir os debates trazendo à discussão da plenária o "Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação"; "Inovação na Sociedade e nas Empresas"; "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas"; e a "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social".

De acordo Luiz Antonio Elias os estados da Amazônia têm potencial tecnológico e conhecimento científico suficientes — obtidos pelos investimentos em C&T e Inovação feitos durante esses 7 anos de desenvolvimento do sistema—capazes de derrubar as barreiras da distância entre as regiões mais desenvolvidas e as menos desenvolvidas. “Mas, essa barreira também só será vencida se o projeto de CT&I para Amazônia for assumido como um projeto da nação brasileira. E é neste contexto que estes debates assumem uma importância estratégica por inserir na política nacional uma agenda que dê conta das necessidades e potencialidades da região", afirmou o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (Sedect/PA), Maurílio Monteiro.

Representação do Amazonas

O Amazonas realizou a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no dia 11 de dezembro de 2009 em preparação à 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – CNCTI, que acontecerá em maio de 2010 e subsidiará a construção da Política de Estado em Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil para o período de 2011-2014.

O Secretário de Ciência e Tecnlogia do Amazonas, Marcício de Freitas, enumera como resultados positivos da conferência estadual propostas e linhas estratégicas a serem apresentadas durante a Conferência Regional como ações para o desenvolvimento da Política de Ciência e Tecnologia no Estado do Amazonas, a formação de uma matriz biotecnológica articulada à bioindústria, a implantação de uma Política Pública de Estado direcionada à exploração dos recursos minerais e dos serviços ambientais na Amazônia ocidental, além do desenvolvimento do ecoturismo em grande escala. “Destacamos também a institucionalização de uma matriz de especialistas com formação doutoral em várias universidades e institutos de pesquisa regionais, em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e a melhoria de qualidade de vida das populações amazônicas”, ressaltou Freitas.

Ele reforça que o Governo estadual já aplicou R$1.329.457,00 (de 2003 até novembro de 2009) no Sistema de C,T&I do Amazonas possibilitando sua consolidação  por meio de programas, projetos e ações executadas neste período. Ações centradas nas características culturais e ecológicas da região e também voltadas à construção de modelos de desenvolvimento integrados e compatíveis com a importância de sua inserção geopolítica, em âmbito nacional e internacional.

A conferência estadual reuniu diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas e do Brasil; contou com a participação de 30 (trinta) instituições da área de C,T&I no Estado do Amazonas que, por meio de representantes, mostraram seus planos de trabalho, metas e planejamentos estratégicos em C,T&I, para 2010-2012.

Da conferência regional sairá um documento a ser apresentado e discutido na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de maio. O evento regional é promovido pelo MCT, pela Sedect/PA e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).