SECT prepara participação do Amazonas na SBPC

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Sect reuniu as instituições amazonenses que participarão da 62.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC nos dias 20 a 25 de julho de 2010, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A reunião de trabalho, realizada na manhã de ontem (09/03) foi coordenada pelo Secretário Executivo Adjunto da Sect, Prof. Waltair Machado e contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino – Seduc, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – Cetam, Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Suframa.

 

Na ocasião, foram discutidas a forma de participação de cada instituição, o tipo de apresentação, os materiais a serem transportados e a apresentação visual do Amazonas na Expotec  – Exposição Tecnológica.  Ficou definido que independente das instituições presentes o estande do Amazonas representará uma unidade do que vem sendo feito em termos de ciência, tecnologia e inovação, desde o conhecimento mais empírico até a tecnologia de ponta aplicada pelas grandes indústrias do Polo Industrial de Manaus – PIM, passando pelo incentivo ao desenvolvimento e a pesquisa científica e tecnológica, a formação de pessoal da educação básica à formação de mestres e doutores.

 

Na próxima terça-feira (16/)3), o grupo voltará a se reunir na sede da SECT tendo em mãos as propostas do que será apresentado na Expotec, inclusive para o planejamento do transporte dos materiais. Também deverá ser apresentado o material para a produção visual e gráfica do estande, segundo as propostas das instituições.

 

A SBPC

 

A 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 25 a 30 de julho de 2010, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), terá como tema central “Ciências do Mar: herança para o futuro”. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral), da ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade. No ano passado foi sediada no Amazonas. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.