SECT apoia Simpósio Nacional de Física
Em reunião realizada na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT), na manhã de hoje (11/5), o Secretário Marcílio de Freitas recebeu a coordenadora do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Josefina Barria Calil e a Professora Maria Auxiliadora, que discutiram sobre apoios para a realização do evento durante o período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011 em Manaus.
Com o objetivo de promover melhorias nos processos de ensino da física em todos os níveis de ensino, o Simpósio Brasileiro de Física vai reunir mais de 1500 pessoas entre palestrantes, professores, representantes da Sociedade Brasileira de Física e renomados físicos internacionais.
Durante a reunião, o secretário reafirmou apoio à iniciativa através da participação do secretário adjunto Waltair Vieira, que também é físico e foi diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Durante a reunião foi lembrada a comemoração dos 100 anos em 2009 da teoria da relatividade de Albert Einstein.
O Simpósio
Promovido pela Sociedade Brasileira de Física-SBF- o Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF acontece a cada dois anos. O I SNEF ocorreu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo em 1970, quatro anos após a criação da Sociedade Brasileira de Física. Os SNEFs congregam alunos e professores dos diversos níveis de ensino, interessados em debater questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Física, à pesquisa realizada no campo de investigação do Ensino de Física e à formação de profissionais para atuarem nesse campo, quer como docentes ou como pesquisadores. Eles também procuram contribuir de forma significativa para o intercâmbio de idéias e das múltiplas experiências vivenciadas pelos seus participantes.
Os interessados de alguma forma ligados ao tema são convidados presentes no XVIII SNEF, seja apresentando relatos de suas atividades de pesquisa, relatos de suas experiências de docência, relatos decorrentes de outros projetos ou na condição de ouvinte.