SECT e CIDE discutem parceria para o setor tecnológico
Avançar no setor tecnológico e formar uma parceria mais agressiva com foco na geração e circulação de produtos no mercado. Esse foi o teor da reunião realizada na sede da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) na última sexta-feira (9), entre o titular da Sect, Marcílio de Freitas, o secretário adjunto, Waltair Machado e o diretor executivo do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), Eduardo Pedro.
Durante o encontro, foram elencadas ações possíveis para aproximar o segmento de ciência e tecnologia e as empresas, de modo a fortalecer as políticas públicas e o desenvolvimento do Estado.
Para o secretário de C&T é preciso incrementar as ações de maior impacto, utilizando o que já está sendo executado e construindo possibilidades de ampliação. “Já existem convênios que cabem a inserção de projetos vindos do sistema Fieam, por exemplo, e nesse sentido, precisamos envolver rapidamente os setores como o das incubadoras e investir em empresas promissoras que apresentem resultados para desenvolver o Amazonas”, enfatizou.
Na análise do diretor do CIDE, o elo entre quem faz pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) e lida com a transformação em produto deve ser cada vez mais estreito. “A aproximação do CIDE junto ao sistema estadual de ciência e tecnologia tem o objetivo de alinhar os objetivos e ações que ficarão como um legado para o futuro. Nosso papel é o de promover o potencial dos empreendedores para chegar aos resultados de produtos no mercado e a sustentação das empresas”, afirmou Pedro.
Ele citou as atividades que o CIDE vem realizando e os impactos já percebidos que preenchem demandas do Estado, como por exemplo, o Programa prioritário AmazonSoft – o Pólo de Software do Amazonas. E informou sobre os programas que aprovaram projetos de empresas incubadas no CIDE, como é o caso do PRIME e destacou projetos em elaboração que já contam com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas, como a participação em Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).
Foi marcado um próximo encontro no final do mês entre as entidades para dar prosseguimento aos projetos de parceria em ações estratégicas para desenvolver o setor tecnológico.
Jônia Carvalho – Assessoria de Comunicação – Sect/Am