Países europeus e latino americanos lançam edital da Rede Eulanest
A Rede Européia – Latino Americana para a Ciência e Tecnologia (Eulanest), formada pelos Estados membros da União Européia (EU) e países Latino Americanos (LAC), lança edital público, programa piloto, que servirá de base para uma cooperação mais intensa e duradoura entre os países parceiros. A inscrição está aberta até 4 de dezembro.
Participam Brasil, Argentina, França, Alemanha. Portugal, Noruega e Espanha. Cada país financiará seus próprios projetos, dessa forma o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) custea as despesas de mobilidade dos projetos brasileiros selecionados.
Energias Sustentáveis e Renováveis, para resolver os desafios das Mudanças Climáticas e Nanotecnologia, com especial ênfase na saúde humana são as áreas apoiadas. O objetivo é incrementar programas de cooperação internacional em Ciência e Tecnologia, focados na identificação de melhores práticas e preparação para o Programa de Ação Conjunta, além da coordenação de atividades aprovadas e do lançamento de chamada conjunta entre os parceiros.
Podem ser financiados apenas pesquisadores doutores e especialistas brasileiros, ou estrangeiros com visto permanente. As propostas devem ser redigidas em inglês e enviadas pelo coordenador, por meio eletrônico, para http://www.S2lat.eu/eulanest . Outras informações podem ser obtidas junto à Assessoria de Cooperação Internacional (Ascin) do CNPq, no endereço eletrônico cocmi@cnpq.br .
Fonte: Portal do MCT