Workshop de Inovação encerra com resultados positivos

O InovAmazonas, I WorkShop de Inovação Tecnológica do Amazonas, que aconteceu nos dias 22 e 23 (ontem) de setembro no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) encerrou com a produção de linhas diretivas para incentivar a cultura da inovação no Estado do Amazonas. Na tarde de ontem, os participantes realizaram duas oficinas, uma voltada à questão de políticas públicas para o setor de inovação e a outra relativa ao empreendedorismo.

Os dois grupos discutiram, mostraram desafios a serem resolvidos e demandas de empresários do segmento de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). As reuniões resultaram em linhas e propostas comuns para desenvolver ações de fortalecimento nas empresas e na articulação entre a academia, tida como principal produtora do conhecimento, os órgãos gestores ligados ao governo e o setor produtivo.

O evento, que foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), reuniu pesquisadores, empreendedores e representantes de instituições governamentais locais, nacionais e internacionais.

A programação do Workshop foi constituída de palestras, mesas-redondas, oficinas, além da construção de propostas de políticas públicas em C,T&I para o Estado do Amazonas. Mas não participaram do evento apenas agentes de inovação locais. Álvaro Oliveira, representante da política de inovação vigente na Europa chamada Living Lab mostrou a metodologia que teve reflexos no cenário europeu de inovação. “O Living Lab é um sistema que reúne na mesma mesa todos os atores do processo de inovação (pesquisadores, a administração pública, as empresas e os usuários) para discutir aquilo que pretende criar, seja uma tecnologia nova ou um novo processo produtivo”, explica Oliveira, que acredita também que os consumidores é que fazem o sucesso de um produto.

A iniciativa da SECT em realizar o workshop foi muito elogiada por parte de empresários e pesquisadores que estiveram presentes. Renilto Frota, representante do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e dono da primeira patente da Universidade Federal do Amazonas, acredita na importância do evento para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas. “Esse Workshop é de fundamental importância porque reúne todos os atores que efetivamente inovam no Amazonas e discute as estratégias para permanente melhoria do sistema de C,T&I do Estado”.

O encerramento do evento aconteceu no auditório da Fucapi, ocasião em que o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Marcílio de Freitas, aproveitou para reafirmar o compromisso com as diretrizes e políticas públicas ali discutidas, com o desenvolvimento sustentável e com a inserção humanizadora da Amazônia. “Estou reafirmando o compromisso do Governo do Estado, que estabeleceu como meta até 2015 que o Amazonas seja o maior centro de desenvolvimento sustentável do mundo e temos tudo em nossas mãos”, afirmou o secretário, que coloca a Iinovação como um substrato da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social.  

Assessoria de Comunicação – Sect/Am