Fapeam lançará edital para projetos que estimulem inclusão digital e social
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) pretende lançar em março de 2013 um edital para beneficiar instituições de ensino superior no Amazonas que qualifiquem o uso da internet e ampliem a capacidade do uso de tecnologias de comunicação e informação no Estado.
Os recursos são provenientes do Programa Redes Digitais da Cidadania do Ministério das Comunicações, lançado no ano passado, que beneficiou 11 Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil, entre elas a Fapeam.
A diretora-presidente da Fap do Amazonas, Maria Olivía Simão, informou que o edital está em processo de discussão. Ela ressaltou a importância estratégica dos investimentos em inclusão digital e acesso a informação para o desenvolvimento das instituições de ensino superior dos municípios.
“Será um programa importante porque oportunizará as instituições que tem trabalhos envolvendo inclusão digital o acesso a recursos para melhorar o atendimento à sociedade e ao acesso à tecnologia. Temos instituições no interior do Estado que precisam ser melhor equipadas, inclusive, para facilitar a integração entre os municípios e a capital e para garantir o acesso a informações de outras instituições de ensino e pesquisa”, ponderou a diretora-presidente.
Para ser implementado no País o Programa Redes Digitais da Cidadania contará com o aporte financeiro de R$ 23,7 milhões do Governo Federal por meio da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações e contrapartida de R$ 5 milhões das FAPs.
O prazo de vigência do programa, no Amazonas, vai até 28 de dezembro de 2014. Nesse período, a Fapeam tem de apoiar projetos de inclusão digital com a participação dos departamentos de extensão das universidades federais e estaduais, além de Institutos Federais de Educação Tecnológica.
CONCORRÊNCIA NACIONAL
O projeto da Fapeam foi escolhido junto com projetos das FAPs da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná e Acre em uma concorrência nacional realizada no ano passado.
A diretora-presidente da Fapeam informou que o projeto da FAP do Amazonas foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e demonstra a preocupação constante com a excelência.
“Nós estamos cada vez mais trabalhando e melhorando nossos projetos na busca pela excelência. O resultado só nos qualifica porque a análise foi feita por mérito. Significa dizer que a Fapeam está em processo de ascensão e se comportando no cenário nacional de forma muito similar a outras grandes FAPs que tem uma trajetória maior”, afirmou Maia Olívia Simão.
A assessoria do Ministério das Comunicações informou que o objetivo do Programa é levar a tecnologia ao alcance de todos, utilizando a internet como ferramenta de inclusão social. A iniciativa quer promover entre as comunidades de baixa renda atividades que estimulem o acesso à informação e tecnologia.
SOBRE O PROGRAMA REDES DIGITAIS DA CIDADANIA
O programa vai apoiar projetos de inclusão digital dentro dos seguintes temas: capacitação de técnicos e gestores municipais no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); capacitação de micro e pequenas empresas no uso das TICs para melhoria da competitividade; apoio à qualificação do uso dos equipamentos públicos de acesso à internet; profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar; TICs direcionadas ao trabalho, emprego e renda e apoio ao desenvolvimento de produtos e serviços em micro-empreendimentos de TI e provedores locais.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho.