Reunião Consecti e Confap busca investimentos para o Plano de Ação na Amazônia
CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães e Cleidimar Pedroso
Inicia nesta sexta-feira (01), em São Luís-MA, a reunião Regional Norte do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O evento tem como objetivo apresentar as diretrizes do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia (PCTI/Amazônia).
O PCTI/Amazônia tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde, no conhecimento e com foco em recursos renováveis. Na ocasião, os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco da Amazônia (Basa) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) conhecerão as ações do PCTI/Amazônia visando futuros investimentos.
O evento acontece durante toda sexta-feira no Hotel Grand São Luís, no centro histórico da capital maranhense. Pela manhã, o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Antônio Carlos Galvão, apresentará a versão preliminar do PCTI/Amazônia. Em seguida, os representantes do MCTI, Consecti e Confap se reunirão com a equipe do BID para os debates.
À tarde, haverá a apresentação do (PCTI/Amazônia) aos representantes do BNDES, Basa, Sudam, com a participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Consecti, Confap e CGEE.
VISITAS PREVISTAS À REGIÃO NORTE
As linhas gerais de abrangência do plano já foram definidas, entre as quais, destacam-se o aprimoramento de instrumentos e mecanismos de apoio à área de CT&I, desenvolvimento de produtos e/ou processos que possam valorizar a produção regional e o apoio à ampliação da infraestrutura.
De acordo com o Secretario de Ciência e Tecnologia do Amazonas e Presidente do Consecti, Odenildo Sena, até junho, representantes do CGEE visitarão os estados da Regional Norte para conhecer as demandas particulares de cada secretaria.
A proposta de criação do plano partiu do próprio ministro do MCTI, Marco Antônio Raupp, durante reunião realizada no último trimestre de 2012, no Amazonas. A ideia surgiu após a apresentação de gestores e representantes de instituições da área sobre as ações desenvolvidas atualmente e os entraves a serem superados.
CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães e Cleidimar Pedroso