Projeto do Museu da Amazônia representa o Estado em evento internacional
CIÊNCIAemPAUTA, por Rosimara Silva
Estimular a ciência, por meio de um telejornal, gravado no meio da floresta, onde os apresentadores e repórteres são espécies nativas da Amazônia. Essa é a proposta do projeto “Jornal Natural” realizado pelo Museu da Amazônia (Musa), único representante do Amazonas no Content Market. Considerado como a maior iniciativa do mercado audiovisual da América Latina, o evento acontece entre os dias 17 e 22 de fevereiro de 2013, no Rio de Janeiro.
O projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foi selecionado entre 300 inscritos de todo o Brasil no LabTransmídia, uma das atividades do Rio Content Market, dedicado a trabalhos que têm a televisão como plataforma principal, mas com possibilidade de desdobramento em mídias diversas, como a internet.
O Jornal Natural é um programa voltado para o público infantil, em formato de telejornal, que explora o teatro e a televisão para tratar de temas científicos. A linguagem é bem lúdica já que o público alvo são crianças do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental.
![Crianças também participaram das gravações, orientadas pelo diretor de artes da Cia Vitória Régia de Teatro, Nonato Tavares. (Foto: Divulgação)](http://temporario.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2013/02/musa3-300x300.jpg)
Crianças também participaram das gravações, orientadas pelo diretor de artes da Cia Vitória Régia de Teatro, Nonato Tavares. (Foto: Divulgação)
As notícias, casos e mistérios são apresentados por bonecos e atores que representam espécies de animais amazônicos. O programa conta ainda, com a participação de crianças, que opinam sobre o assunto, e de um pesquisador, que dá maiores detalhes sobre os temas abordados, sempre destacando as particularidades da Amazônia, como a importância da floresta para o ciclo da água, a arqueologia, dispersão de sementes entre outros assuntos.
TEATRO NO MEIO DA FLORESTA
Os sete episódios do programa foram gravados em caráter experimental no ano de 2012, num pequeno teatro montado no meio da floresta, no centro de visitação do Museu da Amazônia no Jardim Botânico de Manaus, na Reserva Florestal Adolpho Ducke. O projeto também foi um dos destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em outubro do ano passado. No Amazonas, além da capital, o trabalho também foi apresentado em São Gabriel da Cachoeira, interior do estado.
A próxima etapa é distribuir gratuitamente os DVDs do “Jornal Natural” para professores de escolas públicas da capital e região metropolitana de Manaus, para que o projeto também faça parte do currículo escolar. “O principal objetivo é que nosso projeto sirva de incentivo para que, em sala de aula, o professor estimule as crianças a fazerem suas próprias descobertas, como pequenos cientistas”, destaca Mariana Ferraz, coordenadora do programa.
SOBRE OS PERSONAGENS
O “Jornal Natural” é conduzido por dois apresentadores: O Cururu, um sapo esperto e meio mal-humorado, e a simpática rãzinha Hypsiboans, ou apenas Hypsi. Os repórteres são um grilo preocupado e atrapalhado, e um japiim, passarinho que faz de tudo para aparecer. Quem comanda essa trupe é a editora e comentarista Iça, uma preguiça que vive com pressa na tentativa de não deixar o telejornal virar uma bagunça.
O Cenário e os bonecos foram projetados e construídos pelo artista plástico peruano Roberto Suarez e pelo diretor e cenógrafo Nonato Tavares, que comanda a Cia. Vitória Régia de teatro. Os atores da Companhia deram vida aos personagens. A escritora e jornalista Regina Melo compôs trilhas de encerramento.
RIO CONTENT MARKET
Evento internacional sobre produção de conteúdo multiplataforma aberto à indústria de televisão e mídias digitais. Em apenas dois anos – 2011 e 2012 – se consolidou como o maior evento do mercado audiovisual da América Latina. Promoveu o encontro de mais de 300 executivos, com a participação de 2.500 profissionais de TV e mídias digitais de 28 países.
O Rio Content Market reúne executivos de broadcast e mobile, programadores, criadores e produtores, para apresentar ideias e modelos de negócios relevantes para o desenvolvimento de parcerias e coproduções nas indústrias que mais crescem no mundo: tecnologia, informação e entretenimento.
Nessa terceira edição do evento, serão apresentados keynotes, painéis, sessões de pitching, rodadas de negócios e o LabTransmídia – foco série de TV – que oferece aos produtores de todo o mundo a oportunidade de aprimorar seus projetos transmídia com experts do mercado e apresentá-los a compradores brasileiros e internacionais.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Rosimara Silva