Pesquisa sobre trabalho informal no Centro de Manaus é tema de livro

Investigar o mercado de trabalho e a informalidade dos camelôs a partir da década de 1990. Esse é objetivo do livro ‘Entre árvores e redes – O Camelô em Manaus’, de autoria do pesquisador e mestre em Sociologia, Márcio André Araújo. A obra será lançada no dia 09 de março, às 10h, na Livraria Valer, localizada na Rua Ramos Ferreira, Centro.

O livro integra uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos).

Segundo Araújo, o livro contribui para compreender melhor o mercado informal dos camelôs em Manaus, no contexto do Brasil e seus desdobramentos. “A pesquisa  dedicou-se em caracterizar e entender as dimensões das redes de relações sociais que tecem a organização do trabalho dos camelôs no entorno da Praça da Matriz com os demais grupos que exercem outras ocupações no local”, explicou.

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A pesquisa investigou dois grupos distintos e representativos que atuam na Praça da Matriz: o dos permissionários representados pelos camelôs e o grupo da contraposição, representados pelos agentes da Prefeitura que atuam na fiscalização do trabalho dos camelôs.

“A escolha desses dois grupos estabeleceu-se a partir da posição assumida na rede: os permissionários, que devem se enquadrar nas normas regulatórias previstas para sua atividade, e os fiscais, que devem acompanhar e fiscalizar in loco o cumprimento dessas normas pelos permissionários”, frisou o pesquisador.

A partir da investigação social, Araújo apresentou o resultado da pesquisa em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, como Anpocs, SBS-Norte, Ceru-Portugal, ALAS, entre outros.

Pesquisador Márcio André Araújo. Foto: Divulgação

Para Araújo, o estudo é inédito, tanto pela metodologia como pelo recorte escolhido. “O estudo contribui para discutir um tema espinhoso e popular. Isso requer uma imersão na história social da própria cidade, ou seja, a importância está no que diz respeito ao preenchimento de lacunas sobre esta literatura específica e local na capital amazonense”, disse.

Márcio André Araújo é pesquisador amazonense graduado em Filosofia e mestre em Sociologia. Foi professor do ensino fundamental e ensino médio até 2002. Atualmente, exerce a docência no ensino superior tanto em instituições públicas quanto em particulares. É pesquisador cadastrado na Fapeam e participante de grupos de pesquisas credenciadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SOBRE O BIBLIOS

O Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) apoia a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.

 

Fonte: Agência Fapeam, por Janaina Karla