Produção rural ganha reforço com acesso a novas tecnologias
Projetos que promovam a adoção de novas técnicas de produção sustentável no setor rural podem ser submetidos ao Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (Pró-Rural), lançado na terça-feira (26/02) pelo Governo do Estado. O objetivo é tornar disponíveis as inovações tecnológicas resultantes de pesquisas ao agricultor familiar e potencializar a produção na área no Amazonas.
O Programa é uma ação criada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e a Secretaria Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror).
A expectativa é estimular a renda das famílias beneficiárias por meio da transferência de conhecimento produzido em instituições de ensino pesquisa e inovação. Durante a implementação do Pro-Rural, agentes vão receber capacitação sobre as tecnologias desenvolvidas pelos centros de pesquisas nas respectivas áreas, sob a orientação dos coordenadores mestres ou doutores.
As propostas devem estar adequadas à realidade regional, nos seguintes setores: agricultura (fruticultura, culturas alimentares, malva e juta), avicultura (criação de aves para produção de alimentos), aquicultura (produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes), pecuária (atividade ligada a criação de gado), extrativismo (conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais do meio ambiente) madeireiro e não madeireiro.
Sobre o Pró-Rural
A ação é voltada para a difusão de novas técnicas de produção sustentável resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas e que ajudarão a alavancar a produção rural, o crescimento econômico, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios do interior do Estado do Amazonas. O Pró-Rural configura-se como um programa de bolsas e auxílio financeiro que contribuirá para a disseminação e incorporação de novas tecnologias de produção sustentável junto às populações rurais do Estado do Amazonas por meio da transferência de tecnologias para o setor rural.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Fonte: Agência Fapeam/Rádio com Ciência, por Manoela Moura