Fábrica de Software da Fucapi certificada MPS.BR
A Fábrica de Software (FSoft), da Fucapi, acaba de receber a certificação MPS.BR, que atesta qualidade nos processos de desenvolvimento de software. Em sua primeira iniciativa de certificação, a FSoft foi classificada no nível de maturidade F (Gerenciado), garantindo excelência nos processos de Medição, Gerência de Configuração, Gestão de Projeto, Requisitos, Garantia da Qualidade e Gerência de Portfólio.
Com a certificação, a Fucapi passa a ser a única nos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia a atingir os níveis exigidos pelo programa de Melhoria do Software Brasileiro, baseado em padrões de qualidade internacionais. “Essa certificação é resultado do empenho de profissionais de comprovada experiência nessa área e mostra o esforço constante da Fundação em buscar a melhoria da qualidade e a excelência dos seus produtos”, comemora a diretora-presidente da Fucapi, Isa Assef dos Santos.
Segundo o coordenador do Centro de Tecnologia de Informação da Fucapi, Leônidas Ferreira, a certificação proporcionou um aprimoramento das boas práticas de engenharia de software. “Em nossos processos de desenvolvimento, já obtivemos melhores resultados quanto a satisfação dos nossos clientes e colaboradores, nos credenciando a atuar com uma competitividade ainda maior no mercado nacional”, comentou.
Para o gerente da Fábrica de Software, Jones Wendell, a certificação representa uma conquista e significa um diferencial competitivo para a Fundação. “Além disso, atesta a melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços, bem como dos processos de construção de softwares”, avalia.
O resultado de anos de trabalho para organizar os processos da fábrica e atingir padrões internacionais resultou na certificação acima do nível inicial. “Agora queremos dar um novo salto para, na próxima avaliação, atingir níveis ainda mais elevados de maturidade”, garante a líder da Área de Qualidade e Gestão de Configuração da Fábrica, Geisa Dayana Leite.
CERTIFICAÇÃO AGREGA VALOR AOS PRODUTOS
Para o empresário Manuel Cardoso, a busca pela maturidade nos processos de software para atingir padronizações de qualidade e produtividade internacionais são essenciais para a sobrevivência no mercado de TI. “No Brasil, país cujo desenvolvimento de produtos de software está entre os maiores do mundo, aumenta diariamente o nível de exigência no que diz respeito à qualidade e complexidade de produtos”, avalia.
O Programa Melhoria de Processos do Software Brasileiro é uma reposta para essa necessidade, sendo um movimento e um modelo para melhoria da qualidade de processo. Sua atuação se dá na certificação nacional de empresas que desenvolvem software observando normas internacionais de padronização (ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504) e maturidade (CMMI – Capability Maturity Model Integration) do processo.
O Programa tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da FINEP e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Um dos seus objetivos é replicar o modelo na América Latina, incluindo o Chile, Argentina, Costa Rica, Peru e Uruguai.
FSOFT OFERECE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O desenvolvimento de software, especialmente de sistemas de informação Web para projetos de pesquisa e desenvolvimento a pedido das empresas do Polo Industrial de Manaus e de órgãos públicos constituem os principais produtos da (FSoft). Também são realizados serviços de testes de software, aplicando teste funcionais, de segurança, de aplicação de sistemas web e de performance nos produtos da Fábrica de Software.
“Como apoio ao desenvolvimento de software, a FSoft utiliza o Processo de desenvolvimento de Software Fucapi, o qual orienta as equipes de desenvolvimento e Gerentes de Projeto a aplicar as melhores práticas de metodologias de desenvolvimento de software na sua rotina de trabalho, melhorando assim na qualidade dos produtos e serviços”, explica Geisa Dayana Leite.
“Hoje desenvolvemos sistemas utilizando tecnologia spring framework, que é arquitetura padrão para desenvolvimento de sistemas web. Temos clientes externos trabalhando com processo de certificado digital, webservices e também estamos desenvolvendo projetos para plataforma mobile”, completou Jones.
Investimentos em qualificação e formação profissional para atender à demanda de serviços tecnológicos e contribuir para o desenvolvimento regional também fazem parte da missão da Fábrica de Software, que iniciou suas atividades em 2007. A Fucapi é uma das seis instituições de ensino do Brasil habilitadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para gerenciá-lo. Entre os programas nessa área está o de Residência em Software e o Programa Jovens Talentos.
O Programa de Residência em Software é um trabalho similar ao da residência médica onde, após um tempo de imersão em determinada área de informática, o aluno receberá o título de especialista. A Residência em Software forma especialistas em Arquitetura, Gerência de Configuração, Análise de Negócios e Testes.
Outro programa executado pela FSoft é o Jovens Talentos. Desde 2011, a iniciativa dá oportunidade para jovens universitários das áreas de tecnologia da informação e ciência da computação. Após processo seletivo para identificar talentos, eles recebem, gratuitamente, treinamentos e cursos e concorrem a vagas de trabalho na própria Fábrica de Software.
Fonte: Fucapi