Estados da Amazônia ficaram quase 500 horas sem energia elétrica durante 2012

A Amazônia passou 497 horas sem energia elétrica durante o ano de 2012. O número representa mais de 20 dias no escuro em todos os nove Estados da região. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e indicam que alguns Estados ultrapassaram o limite considerado “aceitável” pela agência.

O Pará foi o campeão em horas na escuridão. A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) deixaram de fornecer energia elétrica para o Estado durante 102 horas, ultrapassando o limite imposto pela Aneel: 37 horas.

Em toda a região, foram 362 interrupções de fornecimento. A empresa Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea) foi a que mais interrompeu o fornecimento de energia elétrica aos consumidores, chegando a 60 interrupções durante 2012, acima do limite de 32 interrupções estabelecido pela Aneel. A Eletroacre interrompeu a energia 55 vezes e a Amazonas Energia, 51 vezes.

Os indicadores de fornecimento da Aneel apontam ainda quanto foi gasto pelas empresas em descontos aos consumidores, nas chamadas compensações. Os valores pagos em compensações pelas concessionárias da Amazônia chegou a R$ 120,8 milhões. O maior montante, R$ 67 milhões, foi pago pela Celpa.

Entretanto, o regulamento da Aneel que obriga as empresas a informarem os valores à agência reguladora não foi cumprido pela Amazonas Energia, Cea e Centrais Elétricas de Rondônia. Segundo a Aneel, as empresas poderão ser multadas em até 2% de seu faturamento anual líquido.

Fonte: Portal Amazônia