Amazonas ganha unidade itinerante de testes para doenças sexuais
O Amazonas ganhará o serviço de uma Unidade Itinerante, voltado para aconselhamento e testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O Estado é o primeiro da Região Norte a adquirir a unidade móvel, que irá percorrer áreas estratégicas da cidade. A Unidade contará com a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, farmacêutico, psicólogo e médico infectologista.
As ações da Unidade Itinerante ficarão sob a responsabilidade da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), instituição de referência para o diagnóstico e tratamento de HIV/Aids, no Amazonas.
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que o objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico das doenças e realizar a identificação precoce. A unidade será utilizada, também, nas campanhas de prevenção às DSTs e Aids. “Estamos elaborando o cronograma de trabalho, que deverá ser cumprido no decorrer deste ano. A expectativa é dar início ao serviço já no mês de abril”, frisou a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim. As atividades serão realizadas, inicialmente, em Manaus.
A coordenadora estadual de DST/Aids, Silvana Lima, explica que o cronograma de trabalho incluirá locais de risco e vulnerabilidade para as DSTs, como pontos de prostituição. Segundo a coordenadora, a Unidade será utilizada, também, durante as campanhas de conscientização “Fique Sabendo”, promovidas pelo Governo do Estado, e que incentivam as pessoas a se submeterem aos testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
A unidade móvel foi adquirida pelo Governo do Estado, com apoio do Departamento Nacional de DST/Aids, vinculado ao Ministério da Saúde. O veículo já se encontra no pátio da FMT-HVD, em fase de emplacamento.
Fonte: Portal Amazônia