Vacina gratuita vai prevenir câncer de colo de útero

CIÊNCIAEMPAUTA, POR LAIZE MINELLI

A vacina para o Papilomavírus humano (HPV) pretende alcançar as adolescentes da rede pública e particular de ensino de Manaus e do interior do Estado. Além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, ainda diminui a possibilidade de adquirir câncer de colo de útero. Entretanto, por não ser obrigatória, se comparada às outras campanhas nacionais de imunização, há pessoas que não veem com bons olhos a vacinação contra o HPV em meninas a partir dos 10 anos.

A iniciativa que garante a imunização contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos, da capital e do interior foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) no último dia 13, segue para sanção do Governador. A Câmara Municipal de Manaus (CCM) já tinha aprovado iniciativa semelhante em agosto de 2012. Governo e Prefeitura pretendem atuar em parceria para alcançar a meta de vacinação.

Com uma experiência de mais de 20 anos e por já ter atuado na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), a ginecologista e obstetra Mônica de Melo diz que sempre defendeu a distribuição gratuita da vacina para meninas. A médica ressalta que o custo do tratamento é muito mais caro que o investimento em vacinação.  “Isso deve ser uma questão de prioridade. Tem coisa mais fantástica que um simples procedimento ajudar a prevenir um vírus?” afirmou.

Todavia, um estudo publicado na revista americana Pediatrics mostrou que no ano de 2008, 40% dos pais entrevistados não desejavam vacinar as filhas contra o HPV; em 2010, o índice aumentou para 44%. Alguns pais discordam da vacina, ainda na adolescência, por considerarem procedimento desnecessário diante da pouca idade das filhas, ou por estas não serem sexualmente ativas.

Espera-se que no Estado seja diferente. O Amazonas é o primeiro do Brasil a oferecer a vacina gratuita , antes só era possível encontrá-la em clínicas particulares. Para a engenheira France Souza, mãe de uma adolescente de 13 anos, a vacinação veio em boa hora e diz compartilhar da ideia de imunizar a filha. “É importante para evitar os altos índices de câncer de colo uterino no Amazonas, além de proteger o gênero feminino” disse.

“A vacina existe e deve ser feita dos 10 aos 25 anos de idade, de preferência, mas é mais eficaz se tomada antes do início da vida sexual, porque as crianças têm uma resposta muito boa, assim, é mais fácil assegurar a eficácia da imunização.”, afirmou a médica Mônica de Melo.

Ainda de acordo com a médica, anteriormente, as vacinas só podiam ser encontradas em clínicas particulares por um valor próximo de R$400, custo inviável para a maior parte da população.

Segundo informações da assessoria da Secretaria de Saúde (Susam), o investimento em vacinas será de aproximadamente R$ 12, 2 milhões sem os custos operacionais do processo de vacinação nas escolas. O principal objetivo da vacina é prevenir o câncer de colo de útero, já que o Amazonas é um dos estados mais afetado por este tipo de câncer.

O QUE É HPV?

É a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPVs são vírus da família Papilomaviridae, é um vírus normalmente transmitido por relação sexual ou contato com local infectado, que vive na pele e nas mucosas genitais dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Os sintomas são quase nulos, às vezes aparecem verrugas nas partes íntimas.

CiênciaemPauta, por Laize Minelli