Fapeam e Susam definem temas para pesquisa em saúde

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e com o Ministério da Saúde (MS/Decit), inicia na tarde desta segunda-feira (1º) a ‘Oficina para Seleção dos Temas a serem contemplados no Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS)’, nas versões tradicional e QualiSUS-Rede. O evento acontece das 14h30 às 17h, no auditório da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam), zona centro-sul da capital.

O evento tem por objetivo definir junto à comunidade científica os temas de pesquisa a serem contemplados no âmbito do PPSUS. No encontro, são definidas as temáticas de maior relevância para subsidiar as linhas de pesquisas em saúde de interesse do Estado, com destaque para a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade e atenção à saúde.

“Esse momento é estratégico na área de saúde do nosso Estado, pois propicia que haja a convergência nas necessidades do sistema de saúde e a agenda dos pesquisadores, conforme a capacidade para desenvolver essas pesquisas”, disse a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão.

A proposta é de que, nessa oficina, possam ser discutidos os desafios e definidas as metas que precisam ser avançadas para que subsidiem processos de melhoria de atenção à saúde.

AVANÇOS E EXPECTATIVAS

Entre os avanços alcançados pelas duas versões do programa, a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Lopes destacou o crescimento da participação e da articulação do Estado no incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação na área.

“O Estado tem participado significativamente, tem captado recursos interessantes para a região destinados ao fomento dessas pesquisas. A Fapeam contribui e é uma importante articuladora com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM). Desde o ano passado, com a abertura do edital 2012 QualiSUS – Rede, o Estado busca a implantação dessas redes, e temos certeza que todos os estudos provenientes vão nos ajudar no processo de organização”, disse.

Segundo ela, a expectativa para 2013 é aumentar o número de projetos aprovados em atenção às redes de saúde do Estado. “Infelizmente, em 2012, não conseguimos aprovar todos os projetos do eixo prioritário, principalmente o fortalecimento de gestão. Então, neste ano esperamos um saldo remanescente desses recursos para apoiar o processo de rede no Amazonas”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

Na programação desta segunda-feira (1º), estão previstas as seguintes apresentações: ‘Programa PPSUS, seu funcionamento e a importância da seleção de prioridades de pesquisa em saúde’, ‘Contextualização da Gestão e Atenção à Saúde no Amazonas e os principais desafios: apresentação dos temas escolhidos pela Susam’ e por fim será feita a discussão dos temas escolhidos pela Susam para o PPSUS Rede. Nesta terça-feira (02), haverá o início dos trabalhos para discussão dos temas escolhidos pela Susam, das 9h às 17h.

SOBRE O PPSUS

O Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde, desenvolvido pela Fapeam em parceria com a Susam, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consiste em apoiar, com recursos financeiros, projetos de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Estado do Amazonas.

OFICINA

O evento reúne pesquisadores, gestores, técnicos das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Fundações de Saúde, representantes das instituições de ensino e pesquisa e órgãos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A oficina continua nesta terça-feira, 02/04, no auditório da FHemoam, das 9h às 17h.

Fonte: Agência Fapeam