Capes aprova primeiro mestrado profissionalizante do Ifam

A oferta do mestrado profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) foi um dos programas de pós-graduação aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na última semana.

Com a aprovação do mestrado, o Ifam, instituição com tradição no ensino técnico desde os tempos de Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam), terá seu primeiro mestrado profissional, após a realização de programas interinstitucionais de mestrado e doutorado com instituições nacionais.

De acordo com o membro da comissão organizadora do curso, professor Amarildo Menezes Gonzaga, a aprovação abre espaço para a produção de conhecimento técnico-científico, um dos principais objetivos do Ifam. “A partir da implantação do curso, fortaleceremos os grupos de pesquisa e estudo e a identidade do ensino técnico e tecnológico propostos pelo Ifam”, disse Gonzaga.

De caráter multidisciplinar, o curso será ministrado por professores do Instituto atuantes no ensino técnico e tecnológico. “Os docentes são de diversas áreas do conhecimento. A partir dessa diversidade, construiremos uma unidade para as pesquisas na área tecnológica”, acrescentou.

O edital para oferta de 12 vagas tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, com a opção de duas linhas de pesquisa: Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico e Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico.

REFORMULAÇÃO DO PROJETO DE CURSO

Na manhã desta quinta-feira (04), no Campus Manaus Centro (CMC), os oito membros da comissão organizadora estiveram reunidos para responder às recomendações feitas pela Capes. A comissão é formada por professores das áreas de Ciências Biológicas, Física, Química, Informática, História e Letras.

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Neste ano, a Capes também aprovou o mestrado profissional em Ensino de Física proposto pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O Ifam e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sediarão um dos polos na região Norte. O edital será lançado em agosto com a oferta de 24 vagas.

Fonte: Ifam