Inglesa recebe sistema que drena fluido cerebral e cura dor de cabeça
Uma jovem inglesa de 26 anos conseguiu curar suas fortes dores de cabeça, que a deixavam incapaz de fazer qualquer coisa, ao implantar em seu corpo um sistema que drena o excesso de fluidos produzidos pelo cérebro e os envia para o estômago. Sam Chaplin sofre de uma condição chamada de hipertensão intracraniana idiopática, um raro transtorno neurológico que aumenta a pressão interna no cérebro e causa dores de cabeça intensas, que podem até causar cegueira.
Essa doença normalmente atinge mulheres jovens e obesas. Sam começou a sentir os primeiros sintomas em janeiro de 2010, enquanto trabalhava em um bar. Inicialmente, ela pensou que tinha um tumor cerebral, mas os médicos conseguiram detectar seu real problema.
Segundo a agência de notícias Caters, a inglesa chegou a ficar de cama e os médicos acreditavam que ela podia sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) a qualquer momento. Após ser diagnosticada com hipertensão intracraniana idiopática, foi sugerida a realização de um procedimento cirúrgico que resultaria no desvio do excesso de fluido cerebral para o estômago.
A técnica realizada em Sam é chamada de derivação ventrículo-peritoneal (DVP), um sistema utilizado no tratamento de hidrocefalias. O sistema foi implantado junto ao cérebro e interligado ao estômago, permitindo que a paciente consiga digerir seu próprio líquido cerebral, aliviando a pressão no cérebro.
“Antes, minha vida era muito infeliz. Eu passava meus dias na cama ou deitada no sofá, sentindo pena de mim. Ficava sob efeito de remédios, que claramente não estavam funcionando. Por isso quando me foi apresentada a chance de fazer o procedimento eu a agarrei”.
Confira o vídeo que mostra como é feito o procedimento para retirar o excesso de fluido cerebral. Acesse o link.
Fonte: Caters