Peptídeo da clara de ovo reduz pressão arterial
Pesquisadores da Universidade de Jilin, na China, apontam que uma substância encontrada na clara de ovo (um peptídeo que constrói as proteínas) reduz a pressão sanguínea, tanto quanto uma dose baixa de um medicamento muito usado no controle da pressão arterial elevada.
O líder do estudo, professor Zhipeng Yu divulgou o resultado durante o 245° National Meeting & Exposition of the American Chemical Society (ACS). O grupo usou o peptídeo RVPSL e descobriu que tem a capacidade de inibir, bloquear ou inibir a ação da enzima conversora de angiotensina, substância produzida no organismo que aumenta a pressão sanguínea. Para o estudo, usaram ratos de laboratório com pressão alta, alimentando-os com a substância.
Os resultados mostraram que o RVPSL não apresenta aparentes efeitos tóxicos e reduziu a pressão sanguínea em quantidades comparáveis a baixas doses de remédios usados para o combate da doença. O estudo baseou-se numa versão do peptídeo que foi aquecida durante a preparação, a um grau menor do que as temperaturas tipicamente usadas para prepara ovos. Segundo o pesquisador, a substância poderá ser usada para novos tratamentos.
Fonte: Ciência Hoje