FCecon vai oferecer testes de Mutação Genética a partir de 2014
CIÊNCIAEMPAUTA, POR SÉFORA LITAIFF
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) está se articulando para montar o primeiro ambulatório de oncogenética que visará a prevenção do câncer em função do histórico familiar do indivíduo. Dessa forma, será feita uma investigação do genoma para averiguar a existência de alguma mutação ou alteração que fortaleça a possibilidade do indivíduo desenvolver um determinado tumor.
No Amazonas, pesquisas que envolvem a área de oncogenética serão desenvolvidas junto à Rede de Genômica em Saúde e estão previstas para iniciar em 2014, segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Katia Luz Torres Silva. A intenção da iniciativa é favorecer o desenvolvendo de diversas linhas de pesquisas na área da saúde, possibilitando a prevenção do câncer genético. O programa atenderá inicialmente a um público selecionado pelos profissionais que vão atuar na área, mas o propósito do trabalho é que esse processo seja ampliado.
A diretora explica que a FCecon será a primeira instituição pública da Região Norte que se propõe a oferecer este serviço de aconselhamento genético. “Dotar o Estado do Amazonas de uma Rede Genômica em Saúde depende de parceiros que apoiem a infraestrutura já existente”, afirma Katia Torres.
Com a análise de fatores de risco o trabalho envolverá o aconselhamento de prevenção e o acompanhamento do paciente, incluindo tratamentos medicamentosos ou a intervenção cirúrgica preventiva, quando necessária. Tudo isso antes do desenvolvimento da doença.
A possibilidade de fazer testes genéticos para a prevenção de câncer já existe, mas estes não substituem as ações e campanhas contra tumores e mecanismos de prevenções adotadas anteriormente. “A população deve priorizar seus exames rotineiros como forma de prevenir doenças”, ressalta.
POLÊMICA
Há poucos dias, após descobrir a chance de 87% de desenvolver câncer, a atriz americana Angelina Jolie informou, por meio de um artigo, a retirarada das mamas como forma de prevenção. O exame de “Detecção de Mutação Genética” diagnostica os riscos de desenvolver o câncer. Este assunto ainda é motivo de debate entre mulheres, médicos e pesquisadores da área.
PARCERIAS
As primeiras instituições que estão se associando à Rede Genômica em Saúde são: o Instituto Leonidas e Maria Deane (FioCruz), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação Alfredo da Matta (Fuam), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e, posteriormente, a rede deverá contar com a participação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com o propósito de expandir a Rede Genômica.
Leia mais…
>>>Rede de Genômica em Saúde do Amazonas deverá ser criada este ano
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Séfora Litaiff
Esta reportagem está disponível em nossa Rádio CT&I.