Meteorologia é popularizada no Amazonas

Com a proposta de explicar de uma maneira simples ao público em geral sobre os fenômenos climáticos que ocorrem não só na região amazônica como em outras partes do planeta, o curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai distribuir 12 mil cartilhas, durante a Semana de Ciências da universidade, em setembro deste ano.

O material é resultado do projeto “Meteorologia para a Sociedade”, elaborado pelo curso e foi um dos beneficiados pelo do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com um investimento no valor de R$ 31,8 mil.

“Há tempos tínhamos a ideia de produzir um material para difundir o curso e a Meteorologia no Amazonas, mas faltavam os recursos, com o edital vimos a oportunidade e decidimos inscrever o projeto”, revelou a coordenadora do curso de Meteorologia, da UEA, e doutora em Meteorologia, Jaidete Monteiro de Souza.

Do total de cartilhas, uma parte irá abordar fenômenos climáticos que ocorrem no Amazonas, como El Niño, La Niña, chuvas, e mesmo fora do Brasil – como os tornados, por exemplo. A outra parte trará informações sobre instrumentação técnica, no caso os materiais e equipamentos utilizados pelos profissionais da área.

“Em uma região como a Amazônia, onde os fenômenos climáticos apresentam mudanças constantes, a sociedade deve ser informada sobre estas ocorrências, com uma linguagem voltada para leigos”, observou Souza.

O projeto também conta com a participação de outros três professores doutores do curso da UEA, Maria Betânia Leal de Oliveira, José Augusto Paixão Veiga e Rosa Maria Nascimento dos Santos.

Além de Manaus, conforme Monteiro, existe a proposta de levar o projeto aos municípios de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, e Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros da capital. Para envolver futuros meteorologistas, também haverá a apresentação de palestras nas escolas de Nível Médio, apresentação de experimentos desenvolvidos por alunos de Meteorologia da UEA, e também a distribuição de folders sobre as atividades do curso.

SOBRE O POP CT&I 

O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados, por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

FONTE: Agência Fapeam