Adido da Holanda visita o Amazonas para incrementar cooperação
CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXAS
Com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação entre a Holanda e o Governo do Amazonas, o adido econômico do Reino dos Países Baixos, Jörgen Leeuwestein, esteve nesta quinta (23) na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).
Durante a visita o adido conheceu os principais programas e ações desenvolvidas pela SECTI: Programa Estadual de Comunicação, Fórum de Inovação do Amazonas, Inovamazonas, Tecnova, Radar de Oportunidades, Propriedade Intelectual, Fórum de Gestores e o Portal Ciência em Pauta.
Na apresentação também foram abordadas as demandas do Amazonas em CT&I, especialmente em pesquisa e formação de profissionais para o Polo Naval e para a área de biotecnologia.
Segundo Leeuwestein, outras instituições no Estado serão visitadas e esse levantamento resultará em relatório a ser encaminhado ao Governo dos Países Baixos, com sugestões para futuros acordos de cooperação técnica e negócios.
Antecipadamente, o adido manifestou interesse na participação da Embaixada no Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas) 2013 e em parceria para incrementar o Polo Naval do Amazonas.
Jörgen Leeuwestein foi recebido pelo secretário adjunto Eduardo Taveira e pelos chefes dos departamentos de Apoio à Pesquisa e de Apoio à Inovação, Raquel Rodrigues e Domingos Oliveira, respectivamente.
SOBRE O INOVAMAZONAS
O Inovamazonas é destinado a empresários, dirigentes institucionais, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados na temática da inovação tecnológica. O evento visa a atender a necessidade da aproximação do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com o setor produtivo, incentivando o fortalecimento de empresas da região.
CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas