Brasileiro é o 7º maior consumidor de energia, diz Banco Mundial
Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo e 99% da população brasileira tem acesso a esse serviço, porcentual que afasta o país da lista dos 20 mercados com os piores déficits energéticos do mundo.
A Índia lidera o ranking, que tem basicamente países da África e Ásia, como Filipinas, Congo, Etiópia e Indonésia, de acordo com o estudo do Banco Mundial divulgado nesta terça-feira, 28. Já a China e Estados Unidos encabeçam o ranking dos maiores consumidores globais.
Só EUA e a China respondem por cerca de 40% do consumo primário de energia no mundo. Já o grupo dos 20 mais consumidores respondem por 80% do consumo primário global.
A equipe do Banco Mundial destaca que é neste grupo de países que os esforços para aumentar a geração de energia renovável de fontes não tradicionais precisam ser concentrados. Considerando o período acumulado de 1990/2010, o Brasil tem a décima maior demanda mundial por energia básica.
Entre os países com situação mais precária no acesso à energia, a Índia é o destaque isolado. No país, 306 milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade. A Índia também lidera o ranking de países com acesso ruim à energia gerada por combustíveis líquidos e gasosos, como o gás natural e diesel. Na África, a expansão da rede de energia não tem acompanhado o crescimento da população, ao contrário de outras áreas do mundo, destaca o estudo. Apesar de ainda ter o pior déficit de energia do mundo, a Índia é o país que tem conseguido avançar mais fortemente em prover acesso à eletricidade para a população.
Fonte: Exame.com, por Altamiro Silva Júnior