Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no AM é aberta oficialmente no Sesi

Até o próximo sábado (20), as portas do Clube do Trabalhador (Sesi) estão abertas para a sociedade prestigiar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – considerado o maior evento da área no Brasil – e conhecer como a Ciência está presente no cotidiano das pessoas. Na tarde desta quarta-feira (17), aconteceu a abertura oficial da Semana, cujo tema é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A SNCT 2012 no Amazonas traz números inéditos. O primeiro é que ela acontece em todos os municípios do estado. A outra é o número recorde de atividades cadastradas no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). São mais de 3.900, que elevou o Amazonas ao posto de estado com maior número de ações no Brasil.

Na solenidade de abertura, o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena, ressaltou a importância de envolver ciência, tecnologia e sociedade, destacando que a SNCT é o evento propício para essa aproximação. Sena também destacou que os números recordes alcançados pelo estado não seriam possíveis sem o apoio das instituições parceiras.

Sena disse ainda que entre as várias novidades da SNCT está a Casa Tecnológica. Nela, as pessoas poderão conhecer uma série de equipamentos disponíveis devido ao avanço da ciência e tecnologia. “Temos certeza que vamos nos aproximar muito mais da sociedade do que nos anos anteriores, para que ela reconheça que a ciência é fundamental na sua vida.”

ABERTURA DA SNCT

Estiveram presentes na solenidade de abertura, representantes de instituições parceiras da SNCT como o representante do MCTI, Ildeu de Castro; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão; a vice-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marly Guimarães; o superintendente regional do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), Nelson Rocha; o deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), José Ricardo Wendling; o diretor-presidente da empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Tiago Paiva; e o representante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sérgio Fonseca.

O representante do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (Depi) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ildeu Castro, comentou que a SNCT é a oportunidade de a sociedade interagir com a Ciência. O aumento de atividades é o exemplo dessa busca de integração. “A mobilização de todos os municípios do estado, considerando as distâncias continentais, é um exemplo para o Brasil”, comentou.

A diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, destacou a “Estação Ciência” como espaço privilegiado resultado do esforço empregado pelo sistema público estadual de ciência e tecnologia em conjunto com as instituições parceiras. Simão ressaltou ainda que a SNCT é um evento que oportuniza que a ciência saia do “muro” das instituições e busque a sociedade para divulgar os resultados dos investimentos que são realizados nela.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Amazonas acontece até sábado (20), em todos os munícipios do estado.Em Manaus, as atividades ocorrem no Clube do Trabalhador (Sesi), localizado na Avenida Cosme Ferreira, zona Leste, com entrada gratuita das 8h às 18h.

A SNCT é uma ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. No Amazonas, a SNCT é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O evento ainda conta com 88 instituições parceiras entre públicas e privadas.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães