UEA leva reeducação alimentar voltada para o público infantil na Semana de C&T
Os visitantes da Estação Ciência, um dos maiores destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, recebem no estante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) orientações sobre alimentação saudável de forma didática.
“A erradicação da pobreza, discutida durante a SNCT, passa por muitas etapas e uma das principais é o resgate do cidadão no direito à alimentação saudável. Por isso, estamos chamando a atenção das pessoas para que elas possam fazer uso dos nossos produtos regionais e conhecer de que forma nós podemos melhorar a nossa alimentação, inclusive cuidando do nosso corpo”, declara a pediatra e nutróloga, professora Silvana Benzecry.
Para o público infantil, também é disponibilizada cartilha de pintura e desenho com ilustrações de frutas e verduras. “Temos trabalhado bastante com as crianças por dois motivos: pela sua capacidade de absorção do conhecimento e por serem formadores de opinião. São elas que têm o poder de levar o conhecimento para dentro do lar, elas são agentes transformadores na sua família”, finaliza Benzecry.
DESPERTANDO A CURIOSIDADE
As crianças são as mais atraídas com as peças reais de estômago e fígado, utilizadas para facilitar a explicação. “Eu nunca tinha visto um estômago de verdade e achei bem legal aprender a função das frutas e verduras”, disse a aluna Mariana Costa de 11 anos que também aproveitou a visita ao estande da UEA para fazer aplicação de flúor.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas.
Fonte: Ascom UEA, por Lívya Braga