Música ajuda aprendizado de estudantes com deficiência auditiva
Um método simples, baseado na utilização de música, está rendendo bons frutos na educação de alunos com deficiência auditiva. O novo recurso está sendo aplicado na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo.
O método utilizado pelos professores é o visual. Por meio da exibição de videoclipes e a vibração sonora, os alunos são estimulados a aprender o conteúdo de Língua Portuguesa. “Nossa preocupação é atingir o texto. Ao adquirirem a melodia da música de maneira diferenciada, eles acabam aprendendo o conteúdo de Língua Portuguesa”.
O grupo de alunos realizou uma apresentação na Estação Ciência nesta quinta-feira (18). Eles apresentaram a coreografia “balé dos surdos”. “Trazê-los para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a finalidade de se integrarem, fazendo com que eles tenham acesso à informação como todos os outros alunos do ensino regular, foi muito importante”, afirmou o diretor da escola, Helivan Pinheiro.
Segundo o coordenador de teatro e dança, Fábio Ishiyama, a escola sempre buscou desenvolver atividades que incluíssem o aluno com deficiência à sociedade. De acordo com Ishiyama, o aluno surdo possui uma expressão corporal e facial muito elaborada, o que facilita o processo de aprendizagem, porém é frequente as pessoas indagarem como podem fazer parte da dança. “Eles adoram dançar e se sentem incluídos com as atividades culturais”, comentou.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas. As atividades na Estação Ciência seguem até amanhã (20), das 8h às 18h.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães.