Semulsp transforma lixo em arte na Estação Ciência
Garrafas pet, latas, papelão, cobre e alumínio são alguns dos materiais usados para produzir o artesanato que a Secretaria de Limpeza Pública (Semulsp) trouxe para expor na 9ª edição da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SNCT).
A secretaria dispõe de uma Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), criada em 2010, que é responsável por projetos que difundam a coleta seletiva, educação ambiental e reciclagem para a população.
Segundo o palestrante e coordenador do estande da Semulsp na SNCT, Yuri Oliveira, em Manaus, são produzidos aproximadamente três milhões de quilos de lixo por dia, mas somente três mil quilos passam pela coleta seletiva, o que motivou a criação do projeto para evitar desperdício e como forma de ver os resultados mais rápidos das ações realizadas.
Desde o início do projeto, mais de 400 pontos de coleta seletiva foram instalados. Com apenas dois caminhões separados para recolher os resíduos das lixeiras seletivas, o mais viável foi descentralizar a demanda e criar uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que as escolas passassem a participar da coleta e entrassem também na rota do caminhão coletor.
Outra maneira de fazer parte da coleta é ir até os Pontos de Entrega Voluntária (PVE), localizados em oito pontos da cidade, como no Parque do Mindú, Lagoa Japiim e Parque dos Bilhares.
CEDOLP
Com uma comissão de mais de 50 pessoas, a ação consiste em fazer um trabalho de porta em porta para sensibilizar sobre a importância da reutilização e reciclagem de materiais.
Na sede da Semulsp, localizada na Av. Brasil, Compensa, parte desse lixo coletado é levado para associações de reciclagem e a outra parte é transformada em carrinhos, flores, brincos, colares, barcos, tudo feito por uma equipe de artesãos.
Além disso, a comissão leva para feiras e parques um pacote de atividades, que inclui palestras, mostra artesanal e uma apresentação lúdica com os ‘garis da alegria’.
Para o palestrante, Yuri Oliveira, a oportunidade de expor o artesanato na SNCT é única: “Desenvolvemos um trabalho que está totalmente ligado ao tema da Semana, que é Economia Verde, Erradicação da Pobreza e Sustentabilidade. O que fazemos economiza os gastos da gestão pública, diminui o uso de recursos naturais e da pobreza, já que fornecemos material para associações”, explicou.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas. As atividades na Estação Ciência seguem até amanhã (20), das 8h às 18h.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli